Doença

ENDOMETRIOSE: o que é? Tem tratamento? Veja sintomas e causas

A doença é popularmente conhecida, mas poucos sabem o que ela é

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 09/05/2022 às 17:47
Notícia
X

Atrizes como Isabella Santoni e Larissa Manoela já revelaram que foram diagnosticadas com endometriose, doença que atinge 10% das pessoas com útero no Brasil. Os relatos, geralmente, são de cólica muito forte e ciclos menstruais prolongados.

A endometriose também pode causar uma gravidez mais tardia e é uma doença que não tem idade, como o exemplo de Larissa Manoela, que descobriu aos 20 anos. Na época, a atriz confessou estar feliz por ter descoberto cedo.

O que é a endometriose?

A endometriose é caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero, como os intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga. Além desse epitélio, podem estar presentes a glândula ou estroma que também são membranas que não deveriam estar em outros locais do corpo, somente no útero.

Acontece que essa alteração pode se espalhar por diversos tecidos da cavidade pélvica, causando uma inflamação crônica nestas áreas.

Qual a causa?

De acordo com especialistas, as causas dessa doença são incertas. Entretanto, podem ser associadas a genética e ao sistema imunológico.

Tem tratamento?

Por ser uma doença crônica, que regride espontaneamente durante a menopausa por causa da queda de produção dos hormônios produzidos, o tratamento pode ser feito através de medicamentou ou cirurgia. Cada caso é individual, por isso, é importante procurar um médico caso sinta cólicas insuportáveis ou menstruações longas demais.

Tags

Autor