ESTÉTICA E SAÚDE

O que é ALOPECIA? Saiba quais são os cuidados essenciais para ter com a cabeça raspada

Algumas mulheres que sofrem com a alopecia optam por raspar os cabelos, como é o caso da atriz Jada Pinkett Smith

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 16/05/2022 às 17:02
Notícia
X

A alopecia é uma doença dermatológica comum que afeta os folículos pilosos e define-se pela perda parcial ou total dos pelos ou cabelos. A alopecia androgenética é a forma mais comum de perda de cabelo, atingindo até 80% dos homens e 50% das mulheres ao longo de sua vida.

Já a alopecia androgênica caracteriza-se por uma perda progressiva do diâmetro, comprimento, e pigmentação do cabelo e pode evoluir para alopecia cicatricial, caso não seja tratada adequadamente. Os dois principais fatores causais deste distúrbio são os níveis de androgênios e fatores genéticos.

Podem existir diversas classificações na alopecia, dependendo da etiologia, da dimensão e localização da queda do cabelo. Contudo, podemos identificar dois tipos principais a ter em conta:

  • Alopecia areata: “areata” significa desigual e é um dos tipos de alopecia mais frequentes. Esta queda de cabelo pode desenvolver-se em qualquer parte do corpo como couro cabeludo, barba, axilas, etc.;
  • Alopecia androgenética: este tipo de alopecia está associada a problemas hormonais ou genéticos (de hereditariedade). Afeta maioritariamente os homens e é associada ao que é comumente chamado de calvície.

Para além destes, podemos identificar outros tipos de alopecia, como:

  • Alopecia traumática - provocada pela tração mecânica dos cabelos (“arrancar cabelo”);
  • Alopecia seborreica - provocada pela dermatite seborreica (doença de pele).

Segundo Tharik Bonomo, tricologista, cosmetólogo e cabeleireiro, nas mulheres, a alopecia androgenética produz afinamento difuso da região da coroa com manutenção da linha frontal do cabelo. Em mulheres na pré-menopausa, pode ser um sinal de um aumento de hormônios masculinos (hiperandrogenismo), juntamente com hirsutismo, o excesso de hormônios masculinos que resulta em quantidades excessivas de pelos em áreas do corpo onde somente homens costumam ter pelos, e acnes.

Já a alopecia areata, é uma doença autoimune caracterizada por perda de cabelo transitória e não cicatricial e preservação do folículo piloso. A perda de cabelo pode assumir muitas formas, desde a perda em manchas bem definidas até a perda de cabelo difusa ou total, que pode afetar todos os locais com pelos. A alopecia areata irregular que afeta o couro cabeludo é o tipo mais comum, afeta quase 2% da população geral em algum momento da vida.

Algumas mulheres que sofrem de algum tipo de alopecia optam por raspar o cabelo completamente, ostentando um look de cabeça raspada com orgulho. É o caso da atriz Jada Pinkett Smith, que recentemente foi alvo de uma piada polêmica durante a cerimônia do Oscar 2022.

Entretanto, é preciso saber que a cabeça raspada exige alguns cuidados, mesmo que por opção. 

“Careca por causas genéticas ou para quem optou por adotar por gosto a careca, também precisa tomar os devidos cuidados com o couro cabeludo. Por estar com a região mais exposta, existem cuidados essências para manter a saúde da cabeça”, alerta o tricologista Tharik Bonomo.

Careca também precisa usar shampoo

“Ao contrário do que muitas carecas pensam, ainda é preciso fazer a higienização do couro cabeludo. O uso do shampoo ajuda a manter a região limpa e evita problemas como descamação ou caspa”, esclarece Bonomo.

Hidrate a sua careca

De acordo com o cosmetólogo, a exposição faz com que a careca fique mais seca e opaca, principalmente se o couro cabeludo for mais seco, pois o cabelo ajuda a manter a água e óleo por mais tempo em contato com o couro.

Bonés, bandanas e chapéus

O uso de bonés, bandanas e chapéus pode ser uma alternativa para expor ao sol sem se prejudicar. Caso o protetor solar não seja possível no momento, essa é uma opção que também agrega ao visual. O importante é jamais pegar sol sem proteção.

E lembre-se, nada de usar e guardar, pois a cabeça transpira e um ambiente úmido e abafado acaba sendo alvo de proliferação de fungos e bactérias.

Carecas precisam usar protetor solar na cabeça

Totalmente indispensável. A careca merece tanto cuidado quanto o resto do corpo, por estar em ângulo direto ao sol, ou seja, quase 360º disponível para que os raios ultravioletas façam a festa. Podendo causar graves queimaduras e até manchas no couro cabeludo.

Carecas ainda precisam ir ao cabeleireiro

“A pele da cabeça é extremamente sensível. Se você não tiver muito cuidado na hora de raspar sua careca, pode acabar com irritações ou até mesmo cortes no couro cabeludo. Busque um bom cabeleireiro para te ajudar a evitar danos na região”, finaliza o tricologista.

jada pinkett smith

Tags

Autor