GEEK

Como surgiu o DIA DO ORGULHO NERD? Data é comemorada nesta quarta-feira (25) em todo o mundo

Dia do Orgulho Nerd é celebrado desde 2006 em todo o mundo

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 25/05/2022 às 9:34
Notícia
X

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado nesta quarta-feira (25) em todo o mundo. A data homenageia os fãs de ficção científica, tecnologia, games, histórias em quadrinhos e toda uma sorte de produtos considerados parte da ‘cultura geek’.

Apesar do ‘feriado’ já ser consolidado em muitos países, muitas pessoas não sabem exatamente o porquê da escolha da data, que também é quando os fãs da saga “O Guia dos Mochileiros da Galáxia” comemoram o chamado “Dia da Toalha”.

Como surgiu o Dia do Orgulho Nerd?

A data 25 de maio foi escolhida para comemorar o Orgulho Nerd em homenagem à estreia do primeiro filme da série ‘Star Wars’, lançado em 1977. A saga de filmes de ficção científica é uma das favoritas e mais famosas entre os nerds, que até mesmo criaram uma data à parte só para celebrar a história: 4 de maio.

A primeira comemoração denominada “Dia do Orgulho Nerd” aconteceu na Espanha, em 2006, e desde então se espalhou pelo mundo através da internet. Agora, diversos países já adotaram as comemorações do dia, incluindo programações de atividades especiais para os fãs em muitas cidades.

O autor do livro “Orgulloso de Ser Friki” (‘friki’ é como os espanhóis chamam os nerds), Germán Martínez, se autodeclara como o criador da data. Em seu site ele explica que tudo começou em um fórum online para fãs das histórias em quadrinhos da Marvel.

“Surgiu um embate entre aqueles que se diziam nerds e aqueles que viam isso como um insulto”, escreve. A partir de então ele criou um site para o Orgulho Nerd, a fim de organizar as comemorações.

A ideia do grupo era conseguir descontos em livrarias e lojas especializadas em produtos geeks e de tecnologia, algo que conseguiram desde o primeiro ano. Desde então, as lojas passaram a incorporar a data em seus calendários de promoções anuais.

No Brasil, a Amazon é uma das empresas que mais investe nas promoções para o público. Desde o início da semana o site está com o “Festival Geek Gamer”, que além das ofertas em produtos diversos, como livros, jogos e histórias em quadrinhos, também está ofertando um cupom de R$100 de desconto nos dispositivos Alexa.

Outras lojas possuem promoções que vão até o final da semana e vale a pena pesquisar para encontrar os melhores descontos nos produtos desejados.

Independentemente do aspecto mercadológico da data, o dia 25 de maio é mais do que especial para todos os nerds que comemoram com orgulho o fato de serem fãs. Seja de Star Wars, de franquias de videogame ou de super-heróis, todos se unem para celebrar a paixão pelo universo geek.

Tags

Autor