Aloe Vera, mais conhecida como Babosa, é uma planta riquíssima em propriedades calmantes, hidratantes e cicatrizantes. Queridinha das blogueiras, o seu uso é comum para a pele e também para o cabelo.
A babosa também é muito usada para fazer receitas caseiras. A maioria das pessoas preferem plantar e fazer misturas nas máscaras de tratamento, ou até mesmo utilizar apenas o gel.
Como tirar o gel da babosa?
Caso você tenha plantado, o passo a passo é simples.
- 1º passo: pegue algumas folhas da planta e corte, com cuidado, as partes laterais que tem espinhos.
- 2º passo: com ajuda de uma escova, lave corretamente a parte de fora da planta para retirar a aloína.
- 3º passo: pegue uma bacia com água gelada e coloque duas colheres de vinagre de maçã. Corte a babosa em pedaços grandes e deixe descansar de 15 a 20 minutos.
- 4º passo: após o descanso, despeje a água e comece a tirar o gel da babosa com ajuda de uma colher.
- 5º passo: depois disso, bata o gel retirado em um liquidificador. Não precisa ser por muito tempo, já que a intenção é deixar homogêneo.
Como usar babosa na hidratação do cabelo?
Com o gel extraído, você pode utilizar a babosa de várias formas. A primeira, e mais usada, é misturando com uma máscara de hidratação.
Basta pegar uma quantidade que vá suprir a necessidade do seu cabelo, e misturar com duas/três colheres da máscara de sua preferência. Pode deixar nos minutos que o fabricante do produto recomendar.
A segunda opção é usar só o gel de babosa como hidratante. Basta passar o gel diretamente do cabelo após bater no liquidificador. O ideal é deixar a planta agir por 10-15 minutos e enxaguar normalmente.
O terceiro e último é usar o que foi extraído como gel capilar. Desta vez, finalize o seu cabelo como de preferência, e logo após aplique o gel em toda a extensão no cabelo.
Quantas vezes por semana posso passar babosa no cabelo?
Com muitos benefícios, ela pode ser utilizada na etapa de hidratação do cronograma capilar.
O aconselhado é usar no máximo duas vezes por semana, se o seu cabelo for ressecado, já que o extrato da planta é potente.
O ideal é não utilizar todos os dias, principalmente porque o produto pode acabar pesando no cabelo.