LEITURA

JÔ SOARES: confira os livros históricos deixados pelo artista

Saiba quais as principais obras de Jô Soares, que foi eleito para a Academia Paulista de Letras, em 2016.

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 05/08/2022 às 9:14 | Atualizado em 29/03/2023 às 13:59
X

A morte de Jô Soares, aos 84 anos, abalou o Brasil nesta madrugada. A perda do apresentador, ator, humorista e também escritor deixou livros de relevância histórica e literária. 

Com a carreira marcada na TV brasileira, o Jô Soares teve seu próprio espaço nas grades horárias com o famoso "Programa do Jô", encerrado em 2016. Além disso, o apresentador também realizou o "Jô Soares Onze e Meia", na SBT, durante dois anos. 

Apesar da presença consolidada de Jô, esse também era escritor. Dessa forma, confira os principais livros que foram marcos para o cinema e que também compõe as história de vida do artista. 

JÔ SOARES E LIVROS

O xangô de Baker Street

Um dos mais famosos entre os livros de Jô Soares, "O Xangô de Baker Street" também chegou nas telas do cinema. 

Confira o livro de Soares. 

O Homem que Matou Getúlio Vargas 

Outro sucesso da carreira de Jô Soares como escritor foi "O Homem que Matou Getúlio Vargas", livro que narra uma história fictícia de um assassino profissional que tem como alvo preferido os líderes políticos. 

As esganadas

Seguindo a sequência de romances policiais, essa obra do escritor acontece no Rio de Janeiro em meio ao Estado Novo e os prelúdios de uma Segunda Guerra Mundial. O livro de Jô Soares tem o núcleo narrativo voltado para um assassino com motivações psicológicas e uma polícia espalhafatosa que não consegue encontrar o  verdadeiro criminoso. 

Assassinatos na Academia Brasileira de Letras

Em 1924, a ideia de um serial killer literário na Academia Brasileira de Letras era o que causava pânico das principais figuras administrativas. Sem sangue e sem rastros, Jô Soares mistura a história de um antigo Rio de Janeiro, com a propriedade de quem já viveu na época, e o mistério investigativo dos assassinatos. 

A copa que ninguém viu e a que não queremos lembrar

Nesta obra, Jô Soares, Roberto Muylaert e Armando Nogueira se atentam para uma das maiores dores de brasileiros que acompanham a seleção brasileira: a dor da perda. A copa do mundo de 54 e 50 serão retratadas de uma forma diferente, sem rancor ou ódio, mas sim como uma passagem para a taça Jules Rimet. 

Humor Nos Tempos Do Collor

De relevância histórica, o título que também é escrito por Jô Soares retrata desde a posse de Fernando Collor, 32º Presidente do Brasil, até o processo conturbado de impeachment. Com charges e crônicas, os autores consegue contar de forma cômica sobre o contexto político e histórico do Brasil. 

O livro de Jô

Com uma autobiografia desautorizada, Jô Soares consegue trazer o humor e dinâmica nos bastidores da sua vida. Para quem deseja entender sobre a vida do humorista, apresentador e escritor, é possível acompanhar as obras "O livro de Jô", que há disponível em dois volumes. 

  • O livro de Jô - Volume 1: Uma autobiografia desautorizada

  • O livro de Jô - Volume 2: Uma autobiografia desautorizada

Veja carreira do apresentador e humorista

*Nota de transparência: quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliados.


Tags

Autor