Quem é Irma?
Tia de Jove, Irma é a primogênita da família Novaes e vive uma vida sem grandes emoções. Mariana (Selma Egrei), sua mãe, não dá liberdade para que a filha faça muita coisa além de obedecê-la.
Contudo, desde que chegou no Pantanal, a moça está diferente.
Marido da irmã?
Na versão de Benedito Ruy Barbosa, a moça tinha uma "inocência" sendo passada no personagem, mesmo se relacionando com o companheiro da irmã. Mas, na atual novela da Globo, a ruiva não consegue demonstrar tanta inocência e virou "fura-olho" nas redes sociais.
Namoros de Irma
Depois que ela chegou na fazenda de Zé Leôncio e tentou se envolver novamente com o dona da propriedade, a moça começou a se relacionar com Zé Lucas e depois entrou em um relacionamento com Trindade.
Irma e Trindade
Depois de muita insistência do tocador, Irma se envolveu com ele e começou a despertar uma louca paixão entre os dois. Irma e Trindade se relacionaram loucamente.
Amor ao Cramulhão
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi, a novela Pantanal ficará no ar até outubro e parece que pretende seguir a história da primeira versão ao pé da letra. Com isso, muito sofrimento está predestinado para a moça.
Gravidez
Na trama, a personagem interpretada por Camila Morgado está grávida de Trindade, personagem que tem "pacto com o Diabo" e vai começar a viver prensando nesse dilema.
Filho do Diabo?
Nos próximos capítulos, Irma vai começar a sonhar com a imagem do filho e pensar que ele se parece com um Diabo que a mesma inventou. A moça, além disso, vai sofrer uma grande decepção com Trindade.
Alegria
Irma contou a Trindade que estava esperando um filho do violeiro e, no primeiro momento, os dois estavam felizes com a notícia.
Abandonada
Na versão da TV Manchete, em 1990, Trindade resolve deixar a moça e sumir no mundo, com medo do que pode enfrentar quando a criança nascer. A moça começa a se sentir rumo e "abandonada" pelo pai do seu filho.
Parto perigoso
Na hora do parto, Irma começa a entrar em risco de vida e morte. A moça pensa que vai morrer por não consegui parir seu filho.
Quando ela estiver quase se entregando, achando que vai morrer, Trindade aparecerá ao lado da cama da ex-namorada e a ajudará no nascimento do herdeiro. "Ôvi o chamado dele", dirá o peão, pousando a mão na barriga dela.
Quase morte
Irma fará força, mas sequer sentirá as contrações. Será como se o seu corpo já tivesse entregado os pontos: "Eu não sinto mais ele... Não sinto mais nada" dirá ele. Depois do ocorrido, ela consegue ter seu filho e Trindade some novamente no mundo.