Trindade
Um dos personagens mais misteriosos de Pantanal, Trindade já descobriu que Irma está esperando um filho seu.
Procupação
Na primeira versão da novela, o Cramulhão começa a se preocupar com com a possibilidade do herdeiro vir com o mesmo pacto que ele, e tenha o poder de conversar com o Diabo como ele.
Conhecido em Pantanal como o homem que tem "um pacto com o Diabo", o personagem já se mantém como um dos mais misteriosos da fazenda e parece que vai começar a tramar algo por lá.
Paixão por Irma
Trindade, desde que Irma chegou na fazenda, é apaixonado pela tia de Jove e um dia conseguiu conquistar a moça.
Medo
Violeiro, na versão da TV Manchete, em 1990, Trindade resolve deixar a moça e sumir no mundo, com medo do que pode enfrentar quando a criança nascer.
Parto de Irma
Na hora do parto, Irma começa a entrar em risco de vida e morte. A moça pensa que vai morrer por não consegui parir seu filho.
Quando ela estiver quase se entregando, achando que vai morrer, Trindade aparecerá ao lado da cama da ex-namorada e a ajudará no nascimento do herdeiro. "Ôvi o chamado dele", dirá o peão, pousando a mão na barriga dela.
Irma fará força, mas sequer sentirá as contrações. Será como se o seu corpo já tivesse entregado os pontos.
"Eu não sinto mais ele... Não sinto mais nada" dirá ele. Depois do ocorrido, ela consegue ter seu filho e Trindade some novamente no mundo.
Abandono
Sem rumo e sentindo-se "abandonada" pelo pai do seu filho, Irma termina - na versão anterior - ao lado de José Lucas de Nada.
Indo embora
Na sua partida, Trindade irá cavalgar até a chalana e terá uma conversa honesta com Eugênio, confessando que não tem destino certo.
"Eu acho que o meu destino é como as água d’um rio... Que vão sempre em frente... Sem nunca se preocupá com o que largâmo pra tráis...", dirá Trindade.
Final
Depois da conversa com o amigo, Trindade vai partir da novela sem destino.