Alcides e Maria Bruaca
Um dos casais mais amados pelo público em Pantanal, Alcides e Maria Bruaca vão sofrer muito ainda na trama.
Castrado?
Na primeira versão da novela, pela TV Manchete, em 1990, Alcides é castrado por Tenório, contudo, o autor dessa versão resolveu mudar a cena.
Outra vingança
Com raiva por sua esposa ter o traído com Alcides, Tenório vai ser tomado pelo ódio e planeja uma vingança contra o homem.
Vale lembrar que o autor do remake resolveu excluir a castração do peão dessa versão, mas confirmou que a cena vai ser marcante.
Tudo indica que a cena de castração vai ser totalmente diferente da original, o que pode agradar ou não os telespectadores. Acontece que Maria Bruaca também vai sofrer as consequências da vingança de Tenório.
Revelado
Com raiva desde que o peão iniciou um caso com a então esposa dele, Maria Bruaca (Isabel Teixeira), o fazendeiro irá estuprar Alcides.
Tenório vai estuprar Alcides e mandar ele viver com a dor de ter sido "usado" por ele pelo resto da vida, o que vai pesar na mente do peão.
Maria sofre
Depois da cena de estupro entre os rapazes, Alcides vai começar a negar transar com Bruaca, que vai tentar entender o que aconteceu entre eles. Alcides, no entanto, fala que nunca mais dormirá com ela.
Mesmo com a recusa, a mãe de Guta pede para que ele continue ao seu lado e se declara "eu amo ocê, Arcides, não precisa deitar com eu não. Só quero seu beijo e carinho", dirá ela.
Segredo revelado para Zaquieu
Zaquieu, que se tornou seu grande amigo de Alcides dentro da trama, vai conversar com ele e dizer que o peão sofreu uma violência.
Depois do ocorrido, Tenório ainda pensa na vingança e diz que deveria ter "capado" o peão, para que ele não conseguisse transar nunca mais com sua ex-mulher.
O amor vence?
O trauma psicológico de Alcides vai melhorando ao longo da novela que está na reta final e ele, depois de se vingar de seu inimigo, consegue deitar-se ao lado da amada Maria.