Maria Bruaca
Maria Bruaca foi uma das personagens que mais conquistou o público dentro de Pantanal, contudo, a mulher ainda vai sofrer muito na trama.
Antes de ser feliz com seu amado Alcides, ela vai ter que passar pela vingança que Tenório quer realizar dentro de Pantanal.
Recentemente, Tenório mandou um atirador profissional "acabar com a vida" da ex-esposa, assim como dar um fim na família Leôncio.
Morte
No entanto, Solano não vai conseguir acabar com a vida da mulher. O rapaz vai morrer antes na novela - ele será assassinado por Juma Marruá - e não completa o serviço que foi pago para fazer.
Mesmo assim Tenório vai dar um jeito de se vingar de Alcides e Maria Bruaca.
Plano
Depois de Solano não conseguir matar a ex-esposa de Tenório, o fazendeiro vai sequestrar Maria e mandar que ela "solte os cabelos" dentro da novela.
Chorando e pedindo para ele a deixar em paz, Tenório revela que não consegue matar a ex-amada e assume que continua sentindo algo por ela na trama.
Sofrimento
Ainda para se vingar da mulher, Tenório vai deixar Bruaca amarrada ouvindo ele machucar o seu amado Alcides.
Sem saber o que está acontecendo entre os dois, mas ouvindo os gritos do peão, Maria vai suplicar para que Tenório não mate Alcides.
Acontece que o plano de Tenório não é matar o peão. O fazendeiro vai estuprar Alcides e deixar ele "viver assim". Segundo o ex marido de Maria, Alcides deve lembrar do momento para sempre.
Depois do estupro
Depois do ocorrido, Alcides começa a se recusar a fazer sexo com Bruaca.
A mãe de Guta sofre muito depois do ocorrido e pede para que os dois continue juntos, mesmo sem relação sexual, mas o peão nega.
Outra vingança
Alcides só consegue recuperar sua vida sexual com Maria depois de se vingar de Tenório. O rapaz arma um plano e consegue acabar com o vilão com ajuda de Ezequiel.
Na versão de Pantanal, em 1990, Tenório morre na reta final e nas mãos de Alcides, após uma luta corporal com o peão.
Mais morte
Tenório toma uma perfuração na barriga e caído é jogado em um rio cheio de piranhas, sendo devorado por elas.