Trindade
Personagem com "um pacto com Diabo", Trindade teve um final que poucas pessoas esperavam em Pantanal, da mesma forma em que Pantanal de 1990 deixou os seus telespectadores.
Adeus
O homem começa a se preocupar com com a possibilidade do herdeiro vir com o mesmo pacto que ele, e possibilite conversar com o Diabo da mesma forma.
Na versão da TV Manchete, de 1990, o rapaz que ajuda o "cramulhão" sumiu no mundo enquanto Irma ainda está grávida dele.
Volta de Trindade
Após se despedir do "seu grande amor" e sair do local com medo de causar estrago com seu filho e Irma, Trindade reaparece na trama para salvar a mulher.
Momento tenso
Acontece que um momento de tensão vai acontecer com a mulher, que fica entre a vida e a morte durante o parto do "bebê cramulhão".
Saída
Durante o parto da tia de Jove, o bebê vai se recusar sair e começa a colocar a vida da mulher em risco.
Parto
No momento do parto, ela correrá o risco de morrer, pois não terá contração suficiente para parir o bebê e começa a chamar por Trindade.
O clima ficará muito tenso, e a ruiva chegará a perder os sentidos por mais de uma vez durante o trabalho de parto.
Trindade ajuda sua amada
Quando ela achar que não consegue mais fazer força para a criança sair, Trindade vai aparecer do lado de sua cama e lhe entrega forças.
Para ajudar no nascimento do filho, o homem aparece ao lado de Irma e vai falar que "ouviu o chamado do filho".
Depois do aparecimento do violeiro, ela pede para que Trindade a leve com ele. Irma gostaria de viver com o pai de seu filho, mas ele não responde.
Nascimento
De repente, um riso de criança se fará escutar. "Não é choro", dirá Mariana, da sala.
"Ara... Eu nunca vi uma coisa dessa antes", estranhará Filó. A criança de Irma e Trindade não vai nascer chorando e sim sorrindo no momento.
Final
"Como ele me disse que queria nascer... Pelas mãos do pai. De outro jeito o meu filho não iria nascer", contará Irma.