Morre Pedro Paulo Rangel
O ator Pedro Paulo Rangel faleceu na madrugada desta quarta-feira (21), no Rio de Janeiro. Ele tinha 74 anos.
Internação
O ator precisou retornar ao hospital no dia 30 de novembro, e nas últimas semanas foi intubado após ter uma piora clínica.
Doença Pedro Paulo Rangel
O ator sofria com uma doença crônica, e sem cura: DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). A causa é devido ao uso excessivo de cigarro, vício que o acompanhou até 1988.
Ele foi diagnosticado com a doença quatro anos depois após abandonar o cigarro. Desde então, passava por intensos tratamentos para conseguir diminuir a dificuldade de respiração.
Quem é Pedro Paulo Rangel?
Nascido no Rio de Janeiro no dia 29 de junho de 1948, Pedro Paulo foi um ator, diretor e tradutor consagrado na dramaturgia brasileira.
Pedro Paulo no teatro
O ator iniciou a carreira participando de espetáculos infantis. E em 1968 atuou na peça 'Roda Viva', um dos grandes sucessos escritos por Chico Buarque.
Pedro Paulo Rangel na Globo
Em 1972 ele foi contratado pela Globo e atuou em 'Bicho do Mato'. Três anos depois, ele interpretou Juca em 'Gabriela'. O ator foi responsável por fazer o primeiro nu masculino na televisão.
Trabalhos com Jô Soares
Pedro Paulo também participou de vários programas humorísticos da Globo, como o 'Viva o Gordo'. Ele tinha trabalhado anteriormente com Jô Soares no teatro.
Ele também trabalhou no grande sucesso de Gilberto Braga, 'Vale Tudo' (1988). O ator interpretou o Aldálio Candeias.
Em 1992 participou da primeira versão de 'Pedra sobre Pedra'. Ele foi um dos destaques com o personagem Adamastor Moreira.
Em 1997, ele participou da novela 'A Indomada' interpretando o Padre José.
Calixto de 'O Cravo e a Rosa'
Um dos grandes personagens de Pedro Paulo foi com o caipira Calixto. A novela da Globo foi reprisada em 2022 e o público conseguiu admirar ainda mais o trabalho do ator.
Ele fazia par romântico com a atriz Suely Carneiro. Calixto e Mimosa conquistaram o coração dos telespectadores.
Belíssima
Outro trabalho muito elogiado foi em 'Belíssima', em 2005. Gigi, como era conhecido, era irmão da vilã Bia Falcão.
Últimos trabalhos
O seu último trabalho na televisão foi na série 'Independências', da TV Cultura, em 2022. Pedro também estava encenando uma peça de teatro, mas precisou ser interrompida por conta dos problemas de saúde.