O QUE É SÍNDROME SENSORIAL? Entenda doença de BLESS, filho de GIOVANNA EWBANK e BRUNO GAGLIASSO
A apresentadora revelou em seu podcast o diagnóstico do filho Bless.
Em um recente episódio do seu podcast "Quem Pode, Pod", Giovanna Ewbank fez uma revelação aos ouvintes.
Ao lado de Fernanda Paes Leme, que também apresenta o podcast, a atriz contou que seu filho de 8 anos, Bless, foi diagnosticado com síndrome sensorial.
O que é síndrome sensorial?
Também conhecida como Transtorno de Processamento Sensorial (TPS), a síndrome sensorial consiste em um quadro em que o paciente apresenta dificuldades para processar estímulos dos ambientes e os sentidos.
Antes de descobrir o diagnóstico, Giovanna Ewbank achou que seu filho estivesse fazendo birra.
"Durante a pandemia, o Bless começou a ficar muito aéreo, [fazendo] algumas coisas que eu achava um pouco estranhas. Comecei a achar que ele poderia ter um grau de autismo, até que uma médica em São Paulo o diagnosticou com uma síndrome sensorial", contou ela.
Giovanna também revelou que, por causa da síndrome, ele ouve e sente mais cheiros que o resto da família.
Também no podcast, a atriz relatou um episódio envolvendo o filho: "Diversas vezes ele passava, por exemplo, pela cozinha, e falava: 'ai, que cheiro forte!'. E eu falava: 'Bless, para com isso. É frescura, filho! É o cheiro da cebola'".
"Quando ele pisava na grama e falava: 'me tira daqui!'. E eu falava: 'filho, para de frescura, é só grama'. Queria muito colo, não gostava de ir para o meio do mato - onde a gente vai muito - porque o barulho das moscas incomodava ele", continuou ela.
Sintomas da síndrome sensorial
A pessoa com síndrome sensorial apresenta alterações em seus sentidos, como paladar, visão, audição e olfato, seja pela falta ou pelo excesso de estímulos.
Confira alguns dos sintomas da síndrome sensorial em crianças:
Agitação e necessidade de estar em movimento;
Dificuldade para processar e expressar sensações como frio, calor, cansaço ou fome;
Seletividade na alimentação;
Intolerância com algumas roupas, devido à textura;
Desorganização e distração;
Dificuldade na fala.
O diagnóstico da síndrome sensorial pode ser realizado por psicólogos, pediatras, fonoaudiólogos ou terapeutas ocupacionais.