TRANSTORNO DE PROCESSAMENTO SENSORIAL: O QUE É SÍNDROME SENSORIAL? Entenda o problema do filho de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso

A apresentadora revelou em seu podcast o diagnóstico raro do filho Bless.

No podcast "Quem Pode, Pod", que apresenta ao lado de Fernanda Paes Leme, Giovanna Ewbank fez uma revelação surpreendente ao público.

De acordo com ela, seu filho Bless, de 8 anos, foi diagnosticado com Transtorno de Processamento Sensorial, também conhecido como "síndrome sensorial".

IR PARA SOCIAL1

Giovanna Ewbank contou que seu filho ouve mais e sente mais cheiros do que os outros.

"Durante a pandemia, o Bless começou a ficar muito aéreo, [fazendo] algumas coisas que eu achava um pouco estranhas", contou ela no podcast.

No início, Giovanna acreditava que o filho poderia ser autista, até que uma médica o diagnosticou com síndrome sensorial.

No relato, a apresentadora continuou: "Diversas vezes ele passava, por exemplo, pela cozinha, e falava: 'ai, que cheiro forte!'. E eu falava: 'Bless, para com isso. É frescura, filho! É o cheiro da cebola'. Quando ele pisava na grama e falava: 'me tira daqui!'. E eu falava: 'filho, para de frescura, é só grama'."

"Queria muito colo, não gostava de ir para o meio do mato - onde a gente vai muito - porque o barulho das moscas incomodava ele", finalizou.

IR PARA SOCIAL1

O que e síndrome sensorial?

O Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) é uma dificuldade do cérebro de processar e integrar o que os sentidos captam dos ambientes.

O TPS é encontrado com frequência em pessoas com Transtorno do Espectro Autista, TDAH ou dispraxia, mas também pode aparecer isoladamente.

A pessoa com essa síndrome pode perceber um cheiro por muito tempo, e um cheiro prazeroso pode acabar se tornando desagradável.

No caso dos sons, ruídos que normalmente as pessoas toleram podem se tornar muito irritantes para os indivíduos com essa síndrome.

Conheça alguns dos sintomas do TPS em crianças:

Hipersensibilidade: Percepção de que luzes e cores são muito intensas e brilhosas, o que gera incômodo; Percepção intensa de sons; Percepção muito forte de odores naturais e sensações táteis, que podem se tornar aversivos.

IR PARA SOCIAL1

Hiposensibilidade: A criança precisa de maior esforço para perceber estímulos; Agitação.

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories