O QUE É METÁSTASE NO CÉREBRO? Entenda problema de saúde Gloria Maria

A jornalista Gloria Maria faleceu na manhã dessa quinta-feira (02), no Rio de Janeiro. Ele foi um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro.

Formada em jornalismo pela PUC-Rio, ela entrou na TV Globo como estagiária na década de 1970. Desde então, acumulou pioneirismo na televisão brasileira.

Gloria foi a primeira mulher a fazer uma entrada ao vivo na TV a cores no Jornal Nacional, em 1977. Ela também foi a primeira repórter a aparecer para o público, algo que não era comum.

Além disso, fez diversas reportagens importantes: cobriu guerra, desastres, viagens, Copas do Mundo, Olimpíadas. Gloria também fez entrevistas emblemáticas para o jornalismo no Brasil.

IR PARA SOCIAL1

Gloria Maria entrevista Michael Jackson

Em 1996, ela conseguiu ser uma das poucas a se aproximar de Michael Jackson. O Rei do Pop estava no morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, para gravar o clipe de They Don't Care About Us.

Gloria Maria viagens

A jornalista viajou para mais de 160 países e pecorreu todos os continentes. Ela fez diversas reportagens icônicas para o Globo Repórter e Fantástico.

Câncer de Gloria Maria

Em 2019, Gloria foi diagnosticada com um câncer no pulmão. Ela passou por um tratamento de imunoterapia.

Meses depois, ela passou mal e desmaiou em casa. Assim, descobriu que o tumor se espalhou para o cérebro. Com um novo diagnóstico, ela precisou passar por uma cirurgia de emergência.

Na época, noticiou-se que Gloria retirou uma "lesão expansiva cerebral" e que tinha sido removido totalmente. Ela voltou para casa dias depois.

IR PARA SOCIAL1

Metástase cerebral

Segundo o Viver Bem, do UOL, a metástase no cérebro acontece quando células cancerígenas se espalham para outros órgãos. Através do sangue ou do sistema linfático, elas saem do lugar de origem e se disseminam.

Geralmente, o pulmão, ossos, cérebro e fígado são os órgãos comuns para se ter metástase. Mas é importante entender que cada caso é um caso.

No caso de Gloria, que teve câncer de pulmão, é comum que a metástase apareça no: cérebro, fígado, glândula ad-renal e ossos.

O diagnóstico de metástase pode acontecer quando o paciente descobre o câncer ou tempos depois do fim do tratamento.

Tratamento de metástase

Como já dito, cada caso é diferente do outro. O objetivo do tratamento é para evitar que a doença avance, e se possível, que o problema diminua.

IR PARA SOCIAL1

Após a retirada do tumor no cérebro, Gloria estava fazendo tratamento de imunoterapia e radioterapia. Mas nos últimos dias, não estava surtindo efeito no corpo.

Saiba mais detalhes sobre as filhas de Gloria Maria

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories