O QUE É METÁSTASE NO CÉREBRO? Entenda problema de saúde Gloria Maria
A jornalista Gloria Maria faleceu na manhã dessa quinta-feira (02), no Rio de Janeiro. Ele foi um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro.
Formada em jornalismo pela PUC-Rio, ela entrou na TV Globo como estagiária na década de 1970. Desde então, acumulou pioneirismo na televisão brasileira.
Gloria foi a primeira mulher a fazer uma entrada ao vivo na TV a cores no Jornal Nacional, em 1977. Ela também foi a primeira repórter a aparecer para o público, algo que não era comum.
Além disso, fez diversas reportagens importantes: cobriu guerra, desastres, viagens, Copas do Mundo, Olimpíadas. Gloria também fez entrevistas emblemáticas para o jornalismo no Brasil.
Gloria Maria entrevista Michael Jackson
Em 1996, ela conseguiu ser uma das poucas a se aproximar de Michael Jackson. O Rei do Pop estava no morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, para gravar o clipe de They Don't Care About Us.
Gloria Maria viagens
A jornalista viajou para mais de 160 países e pecorreu todos os continentes. Ela fez diversas reportagens icônicas para o Globo Repórter e Fantástico.
Câncer de Gloria Maria
Em 2019, Gloria foi diagnosticada com um câncer no pulmão. Ela passou por um tratamento de imunoterapia.
Meses depois, ela passou mal e desmaiou em casa. Assim, descobriu que o tumor se espalhou para o cérebro. Com um novo diagnóstico, ela precisou passar por uma cirurgia de emergência.
Na época, noticiou-se que Gloria retirou uma "lesão expansiva cerebral" e que tinha sido removido totalmente. Ela voltou para casa dias depois.
Metástase cerebral
Segundo o Viver Bem, do UOL, a metástase no cérebro acontece quando células cancerígenas se espalham para outros órgãos. Através do sangue ou do sistema linfático, elas saem do lugar de origem e se disseminam.
Geralmente, o pulmão, ossos, cérebro e fígado são os órgãos comuns para se ter metástase. Mas é importante entender que cada caso é um caso.
No caso de Gloria, que teve câncer de pulmão, é comum que a metástase apareça no: cérebro, fígado, glândula ad-renal e ossos.
O diagnóstico de metástase pode acontecer quando o paciente descobre o câncer ou tempos depois do fim do tratamento.
Tratamento de metástase
Como já dito, cada caso é diferente do outro. O objetivo do tratamento é para evitar que a doença avance, e se possível, que o problema diminua.
Após a retirada do tumor no cérebro, Gloria estava fazendo tratamento de imunoterapia e radioterapia. Mas nos últimos dias, não estava surtindo efeito no corpo.