Bruce Willis
Um dos atores mais conhecidos da atualidade, Bruce Willis resolveu se afastar das últimas gravações e se aposentar de sua carreira após o diagnostico de uma doença.
Aposentadoria
Willis havia se aposentado em março do ano passado, após ter sido diagnosticado com afasia, um distúrbio neurológico que impediu o ator de decorar falas de filmes e de se comunicar.
Por conta da afasia, Bruce Willis já não podia mais decorar as falas dos papéis que interpretaria em filmes futuros, e isso culminou no afastamento definitivo do ator das telonas.
O que Bruce Willis tem?
Logo depois, a notícia: o ator Bruce Willis, 67, foi diagnosticado com demência frontotemporal (DFT), uma doença neurodegenerativa que causa a perda de várias funções cognitivas.
Notícia dada aos fãs
A notícia no diagnóstico da DFT foi dada pela filha do ator, Rummer Willis, em seu perfil do Instagram.
O que é demência frontotemporal (DFT)?
A DFT é um tipo de demência que afeta a área frontal e temporal do cérebro, que são responsáveis pelo controle da linguagem, comportamento, personalidade e tomada de decisões.
Entenda a DFT
A DFT é uma doença neurodegenerativa progressiva, ou seja, ela resulta na deterioração dos tecidos cerebrais e, em consequência, nas funções cognitivas do indivíduo.
O que causa a DFT?
As causas da DFT são inespecíficas, mas podem estar relacionadas a genética, mutações em genes específicos, inflamação e outros fatores ambientais.
Tem idade para a DFT?
O diagnóstico da doença é mais comum em pessoas entre 55 e 65 anos de idade.
Quais os sintomas da DFT?
Ao lado, veja alguns sintomas para a DFT, doença de Bruce Willis
Veja sintomas:
A depender da região afetada do cérebro, a DFT pode desencadear diferentes sintomas. Alguns deles podem ser:
mudanças de personalidade e comportamento
Dificuldades com a linguagem (afasia);
problemas de memória e dificuldade para tomar decisões.
Busque sempre um profissional!
O diagnóstico da DFT é feito por um especialista em demência através de testes neuropsicológicos, exames cerebral e análise de fluidos cerebrais.