Conheça os benefícios do chá de capim-santo e como fazer
O capim-santo, que também é conhecido como capim-limão ou capim-cidreira, é uma planta medicinal com muitos benefícios à saúde.
É originário da Índia, onde ele é cultivado em países de clima tropical e subtropical e se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil.
A erva, que é utilizada principalmente para fazer chás, também tem grande aplicação nas indústrias farmacêutica, alimentícia e de cosméticos e na aromaterapia.
Quais benefícios do chá de capim-santo?
Seus principais constituintes são o citral, composto antimicrobiano e antifúngico eficaz na inibição e destruição de micro-organismos, e o mirceno, responsável pela ação analgésica.
Com isso, o capim-santo também ajuda a aliviar espasmos musculares, diminuindo dores abdominais, de cabeça, de estômago e nas articulações.
O chá de capim-santo é indicado para o tratamento de insônia e problemas de ansiedade, para o combate à febre e em casos de cólicas estomacais e intestinais.
Além disso, também é possível utilizar o óleo essencial da erva, em óleos perfumados, shampoos, sabonetes e sabões, desodorantes e loções, entre outros.
Como fazer o chá de Capim-santo?
Receita: Quatro a seis folhas de capim-santo; Água.
Para preparar o chá de capim-santo, coloque de quatro a seis folhas cortadas da planta dentro de uma xícara de chá.
Em seguida, adicione água fervendo, tampe a xícara e espere cerca de dez minutos. Por fim, coe e beba de duas a três xícaras de chá de capim-santo por dia.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.
As informações são do site "eCycle".