Conheça os benefícios e malefícios da cúrcuma
A cúrcuma, também chamada como açafrão-da-terra ou pelo seu nome científico Curcuma longa L., faz parte da família de plantas Zingiberaceae, que também possui o gengibre e o cardamomo.
O uso da cúrcuma faz parte da culinária de algumas culturas há muitos anos, como a indiana. Mas, além do papel como tempero, o seu uso também têm as propriedades terapêuticas do alimento.
No entanto, a cúrcuma possui muitos benefícios à saúde, devido a curcumina.
Quais propriedades da cúrcuma?
A cúrcuma é rica em antioxidante, antifúngico, antibacteriano e antiviral. Anti-inflamatória, antiangiogênico, antimutagênico e antiagregação plaquetária.
Além disso, ela é usada em tratamentos da medicina alternativa há muitos anos, como na prática da Ayurveda, a especiaria é recomendada para lesões, doenças da pele e infecções oculares.
Quais benefícios da cúrcuma à saúde humana?
Ainda sem comprovações cientificas, a cúrcuma pode ajudar na prevenção do câncer, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2 e obesidade.
Além de doença inflamatória intestinal, doenças neurodegenerativas, doenças de pele (como a acne), alergia e asma.
Quais efeitos colaterais da cúrcuma?
A cúrcuma é considerada um alimento seguro e sem risco de toxicidade. Mas, sintomas gastrointestinais como gases, náuseas, diarréia e constipação são relatados por alguns indivíduos com o uso da especiaria.
Contraindicações da cúrcuma
O uso da cúrcuma sem recomendação médica é contraindicado para pessoas que usam medicamentos como antibióticos, anticoagulantes e antidepressivos.
Estudos em animais consideram seguro o uso durante a gestação, mas é preciso confirmar a informação com estudos em humanos. Assim, o consumo não é indicado sem indicação médica.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.