TABAGISMO, SAIBA RISCOS DO VÍCIO EM CIGARRO

Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso, revelou dificuldades da luta para deixar de fumar

A ex-atriz, empresário e produtora brasileira, Paula Lavigne, desabafou em suas redes sociais sobre o "Tabagismo" e a luta para deixar de fumar

Casada com Caetano Veloso, ela recebeu forte apoio de outros famosos em seus comentários, como Ivete Sangalo e Nando Reis

"Amigos, não está fácil. Estou postando porque sei que vou ler dicas e mensagens de apoio. Obrigada", escreveu ao revelar que está a 12 dias sem fumar

IR PARA SOCIAL1

TABAGISMO

Segundo a revista Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, "o hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína"

MAIS DE 4720 SUBSTÂNCIAS TÓXICAS RELACIONADAS

"A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas."

50 DOENÇAS RELACIONADAS

"São mais de "50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral"

OS BENEFÍCIOS DE PARAR DE FUMAR

"Após 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue do fumante. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. De 12 a 24 horas após o último cigarro, os pulmões já funcionam melhor."

NO LONGO PRAZO

"Após 2 dias, o olfato já percebe melhor o cheiro e o paladar já está mais sensível. Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Após 1 ano, o risco de morte por infarto já foi reduzido pela metade. De 5 a 10 anos depois de parar de fumar, o risco de infarto será igual ao de pessoas que nunca fumaram."

IR PARA SOCIAL1

QUASE 10% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA TEM O HÁBITO DE FUMAR

"Segundo dados do Vigitel, de 2021, o percentual de brasileiros fumantes com 18 anos ou mais é de 9,1%. Entre os homens, o percentual é de 11,8%, já entre as mulheres, de 6,7%"

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories