Dieta de banana promete emagrecimento rápido; confira benefícios e malefícios
Mesmo tendo muitas versões, o regime semi-restritivo consiste em consumir diariamente da fruta, no café da manhã.
Nessa dieta, você pode escolher substituir todos os alimentos da refeição matinal por banana à vontade.
Ou ingerir somente quatro bananas acompanhadas de um ou dois copos de água a temperatura ambiente ou morna.
A banana é uma fruta classificada como um alimento com alto valor nutricional, rica em potássio, vitaminas do complexo B, magnésio, fibras e triptofano.
A fruta também têm efeito antioxidante, antibacteriano, antitrombótico, vasodilatador, anti-inflamatório e anticarcinogênico.
Assim, a fruta pode ser uma fonte alimentar barata e rica em fibras dietéticas. Mas, isso não quer dizer que a dieta da banana seja uma boa opção.
Riscos da dieta
Primeiro, ao contrário do que se espera ao fazer a dieta, o exagero no consumo de banana pode atrapalhar o emagrecimento. Por ela ser rica em carboidratos, o que aumenta o valor calórico das refeições.
Segundo especialistas, as dietas precisam ser baseadas nos gastos energéticos e taxas metabólicas de cada pessoa, precisando distribuir os nutrientes nos horários e refeições corretas.
No caso da dieta da banana, isso não é feito, então a refeição principal do dia acaba tendo pouca variedade de nutrientes, o que, ao longo do tempo, pode ocasionar falta de energia para realizar atividades do cotidiano.
Sendo assim, apesar de a banana fazer bem, a dieta com o seu nome não é algo para de seguir sem acompanhamento médico.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.