PREVENÇÃO DO ALZHEIMER
Veja 8 dicas para evitar o envelhecimento do cérebro
Alzheimer
O Alzheimer é caracterizado pela degeneração progressiva dos neurônios no cérebro e está fortemente ligado a fatores genéticos, bem como ao envelhecimento e ao sedentarismo.
Doença não é rara
O Alzheimer é uma das formas mais prevalentes de demência em idosos, afetando aproximadamente 55 milhões de indivíduos globalmente, de acordo com a OMS.
Mais casos à vista
Com a população mundial cada vez mais envelhecida, o Alzheimer representa uma preocupação para as autoridades de saúde em todo o mundo.
Segundo a Alzheimer's Disease International, estima-se que o número de diagnósticos possa alcançar 74,7 milhões até 2030 e 131,5 milhões até 2050.
Aqui estão 8 dicas para prevenir o desenvolvimento do Alzheimer:
1. Estimular o cérebro diariamente
Praticar atividades como aprender um novo idioma e resolver quebra-cabeças por pelo menos 15 minutos diários é uma forma de estimular as atividades cerebrais.
2. Ter uma alimentação balanceada
Uma dieta saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo. No caso da prevenção do Alzheimer, é benéfico incluir peixes e vegetais na alimentação.
3. Praticar atividades físicas
Realizar exercícios físicos regularmente por, no mínimo, 30 minutos por dia ajuda a reduzir as chances de desenvolver Alzheimer.
4. Não fumar
O tabagismo está associado a um maior risco de Alzheimer, pois as toxinas presentes no cigarro afetam negativamente o funcionamento do organismo, incluindo o cérebro.
5. Regular o sono
Dormir pelo menos 8 horas por noite ajuda a melhorar o funcionamento cerebral.
6. Manter um peso adequado
O excesso de peso é um fator de risco para doenças como diabetes e hipertensão, que estão relacionadas a um maior risco de Alzheimer.
7. Evitar o estresse
O estresse frequente aumenta os riscos de Alzheimer, pois provoca a liberação de cortisol no organismo, um hormônio associado à degeneração cerebral.
8. Controlar a pressão arterial
A hipertensão está associada ao surgimento precoce do Alzheimer.
Atenção
O acompanhamento médico é fundamental para uma prevenção mais eficaz.