CÚRCUMA É BOM PARA QUÊ
A cúrcuma se tornou uma das plantas queridinhas das cozinhas brasileiras, e muito pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
A planta é conhecida por diversos nomes: açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, gengibre amarelo, dentre outros nomes.
A planta tem propriedades medicinais e atua na prevenção de diversas doenças do corpo. Dentre as ações, ela é antibacteriana, anti-inflamatória e antioxidante.
CÚRCUMA BENEFÍCIOS
Pensando nisso, separamos os 6 benefícios da cúrcuma; confira a lista a seguir
1 - Controla diabetes
O consumo da planta ajuda na melhoria das células do pâncreas, que produz a insulina. Por isso, ajuda a controlar a diabete e diminuir os níveis de glicose no sangue.
2 - Ajuda no emagrecimento
Para quem não sabe, a cúrcuma é termogênico, ou seja ajuda no estimulo do gasto energético. Consequentemente, é um excelente alimento para queimar gordura.
3 - Ajuda a aliviar a depressão
A curcumina ajuda no equilíbrio da seretonina e dopomina no corpo. Isso está ligado ao bem-estar e bom humor. Lembrando que a planta é um alimento complementar de um tratamento.
4 - Trata problemas de pele
Com a ação antimicrobiana e anti-inflamatória, a cúrcuma pode ser utilizada no tratamento de doenças na pele, como dermatite, apolecia, acne e psoríase.
5 - Previne o câncer
Por possuir compostos fenólicos, a cúrcuma ajuda na prevenção de câncer no cólon, bexiga, intestino e medula óssea. Ela pode combater as células cancerígenas durante o tratamento de radioterapia e quimioterapia.
6 - Trata problemas no intestino
Problemas intestinais, como diarreia, colite ulcerariva, doença de Crohn, também podem melhorar com o consumo da cúrcuma. A planta atua na diminuição das inflamações e aliviando os sintomas.
CÚRCUMA MALÉFICIOS
Como tudo em excesso faz mal, não iria ser diferente com a planta. Quem decidir ingerir, vai precisar ficar atento na contraindicação.
Caso você esteja tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares por problemas de pedra na vesícula, só ingira cúrcuma com recomendação médica.
Grávidas e lactantes também precisam ficar atentas e evitar ingerir cúrcuma. Ou consulte um médico para que ele lhe oriente da melhor forma.
CHÁ DE CÚRCUMA
Caso queira beber a cúrcuma, basta colocar uma colher de chá do pó em 150ml de água fervente. Deixe 10 minutos e desligue. Deixe esfriar para inferir até 3 xícaras por dia.
CÚRCUMA EM CÁPSULA
Outra maneira de ingerir é por cápsulas. A dosagem recomendada é tomar 2 vezes a cada 12 horas, o máximo é de 1 grama no dia. Procure um médico para melhor recomendação.
*Com informações do Portal Terra e do site Tua Saúde.