PRECISAMOS FALAR SOBRE ALZHEIMER
Uma doença que atinge milhões de idosos e que os filhos e netos precisam saber melhor sobre para dar qualidade de vida aos pais e avós. A seguir, veja alguns dos sintomas >>>
1. Perda de memória:
É um dos primeiros sintomas do Alzheimer. A pessoa pode esquecer conversas recentes, compromissos, eventos importantes ou informações aprendidas recentemente.
2. Dificuldade de concentração e raciocínio:
A pessoa pode ter dificuldade em se concentrar em tarefas, tomar decisões ou resolver problemas simples.
3. Desorientação temporal e espacial:
A pessoa pode se perder em lugares familiares, ter dificuldade em reconhecer dados ou se confundir com relação ao tempo.
4. Problema de comunicação:
Pode haver dificuldade em encontrar as palavras certas para expressar pensamentos ou seguir uma conversa.
5. Mudança de humor:
A pessoa com Alzheimer pode apresentar alterações de humor, irritabilidade, ansiedade, apatia ou depressão. A personalidade também pode sofrer alterações.
6. Dificuldade em realizar atividades do dia a dia:
Tarefas cotidianas, como se vestir, se alimentar ou cuidar da higiene pessoal, podem se tornar complicadas à medida que a doença progride.
7. Perda progressiva das habilidades cognitivas:
À medida que o Alzheimer avança, ocorre um declínio gradual nas habilidades cognitivas, afetando a memória de longo prazo, o pensamento abstrato e a capacidade de aprender e assimilar novas informações.
Vale lembrar que os sintomas do Alzheimer podem variar de pessoa para pessoa e progridem ao longo do tempo. Apenas um profissional de saúde qualificado pode realizar um diagnóstico preciso de Alzheimer. Um geriatra, clínico geral ou médico da família pode acompanhar o paciente.
Se você ou alguém próximo estiver apresentando sinais de comprometimento cognitivo, é recomendável buscar avaliação médica para um diagnóstico adequado.