CÂNCER CERVICAL SINTOMAS: 8 SINAIS de alerta do CÂNCER CERVICAL e como funciona tratamento

O câncer cervical, também conhecido como câncer de colo de útero, consiste em uma doença de evolução lenta que acomete principalmente pessoas do sexo feminino acima dos 25 anos.

O principal agente desse câncer é o papilomavírus humano (HPV), que também pode causar o câncer de pênis.

Antes de se tornar maligno, o tumor passa por uma fase denominada Neoplasia Intraepitelial Cervical, classificada em I, II, III ou IV.

IR PARA SOCIAL1

O câncer cervical é o quarto mais comum em mulheres. Em 44% dos casos, ele é descoberto na fase pré-maligna, quando, na maioria dos casos, pode ser curado.

Tipos de câncer cervical

Os tipos mais frequentes de tumor são associados ao HPV. O mais comum é o carcinoma epidermoide, responsável por 80% dos casos. O adenocarciona aparece em segundo, com 20% de incidência;

Fatores de risco do câncer cervical

O maior fator de risco da doença é a infecção pelo HPV.

Outros fatores são: Início da vida sexual precoce; Múltiplos parceiros sexuais; Tabagismo; Baixa imunidade; Não fazer o papanicolaou com frequência; Más condições de higiene; Histórico familiar da doença.

Sintomas do câncer cervical

A doença costuma ser assintomática no início. Quando os sinais aparecem, são: Sangramento vaginal após as relações sexuais; Corrimento vaginal escuro e mau cheiroso.

IR PARA SOCIAL1

Nos estágios avançados, outros possíveis sintomas são: Massa palpável no colo do útero; Hemorragias; Obstrução das vias urinárias; Dor lombar; Perda de apetite.

Diagnóstico do câncer cervical

Exames como colposcopia e papanicolaou são muito importantes para o diagnóstico do câncer de colo de útero nas fases assintomáticas.

O diagnóstico definitivo acontece após a biópsia.

Tratamento do câncer cervical

O tratamento leva em consideração o estágio da doença, as condições físicas da paciente, sua idade e seu desejo de ter filhos no futuro.

A cirurgia é indicada quando o tumor é confirmado. Dependendo da lesão, ela pode promover a retirada total do útero.

IR PARA SOCIAL1

Com informações do portal Drauzio Varella, no Uol.

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories