ÚLTIMA NOTÍCIA DO SUBMARINO DESAPARECIDO: ACHARAM O SUBMARINO QUE FOI VISITAR O TITANIC? Saiba o que aconteceu com o SUBMARINO TITAN
Confirmou-se o pior dos cenários considerados sobre o desaparecimento do submarino Titan. A implosão do veículo da empresa de turismo marítimo OceanGate foi confirmada pelas autoridades bem como a morte dos 5 tripulantes foram confirmadas.
"Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo", declarou a OceanGate.
O veículo estava desaparecido desde domingo (18), após viagem ao destroços do navio Titanic no Oceano Atlântico.
Lançado a 650 km da costa do Canadá, o veículo submersível deveria percorrer em 2 horas a distância de cerca de 3,8 km da superfície até os destroços do Titanic, afundado em 1912, mas após 1 hora e 45 minutos de trajeto subaquático, perdeu comunicação.
Havia diversas hipóteses sobre o que teria ocorrido com o submarino, que poderia estar preso no fundo do mar, boiando na superfície ou, implodido - ou seja, colapsado para dentro dele mesmo devido à altíssima pressão das águas.
5 pessoas estavam no veículo marítimo: o especialista no naufrágio do Titanic Paul-Henry Nargeolet; o empresário Hamish Harding; o presidente da Ocean Gate, Stockton Rush; o empresário Shahzada Dawood, e o filho de Shahzada, Suleman Dawood. Todos foram dados como mortos.
O submarino - fabricado com titânio e fibra de carbono - não possuía GPS, e sua comunicação com o navio de controle da viagem era realizada por sistemas e mensagens acústicas e via satélite.
Além disso, o submarino era comandado por um joystick da marca Logitech, uma variedade de controle usada em videogames.
Em meio às buscas, foram captadas "batidas" debaixo d'água na madrugada da quarta-feira (21), em intervalos de 30 minutos, que em tese, poderiam vir do submarino.
Por fim, na quinta-feira (22), foi confirmado que destroços encontrados na área próximo ao naufrágio do Titanic de fato pertenciam ao submarino Titan.
Segundo especialistas e a marinha americana, é bastante improvável resgatar os corpos dos 5 tripulantes, por conta da correnteza, que já deve tê-los levado para longe dos destroços do Titanic.
Além disso, a região subaquática possui baixa visibilidade e é perigosa para mergulhadores, por conta da alta pressão proporcionada pela coluna de água.