Desde o último domingo (18), o mundo se deparou com o caso surpreendente de cinco homens que foram em uma expedição ao naufrágio do Titanic em um submersível da OceanGate.

SUBMARINO OU SUBMERSÍVEL?

O termo correto da embarcação usada na expedição ao Titanic é submersível, uma vez que esse precisa de uma nave-mãe para lançá-lo, que era o Polar Prince. O submarino também tem diferença na reservas de energia, podendo ficar debaixo d'água por mais tempo, segundo a CNN Brasil.

QUEM SÃO OS DESAPARECIDOS?

Os desaparecidos são: Hamish Harding (o que está na imagem), Shahzada Dawood, Suleman Dawood, Paul-Henry Nargeolet e Stockton Rush.

De acordo com o jornalista David Pogue, que já viajou no submarino que leva turistas aos destroços do Titanic, afirmou que não há uma forma de escapar. "Não há backup, não há cápsula de escape", disse ele para BBC. "É chegar à superfície ou morrer".

IR PARA SOCIAL1

SUBMARINO FOI ENCONTRADO OU IMPLODIU?

Segundo o Almirante John Mauger, a embarcação indica implosão, que foi constatada após a cabine que servia para proteger os tripulantes ter sido encontrada no mar. Além da cabine, outros grandes destroços também foram encontrados e a Guarda Costeira dos EUA confirmou a morte de todos.

O que é implosão?

Implosão significa que um objeto é destruído a partir do seu centro. Ou seja, todo o submersível foi espremido por conta da pressão da água.

MOTIVO DAS MORTES

Com o efeito da pressão externa sobre o submersível, um dos motivos mais aceitos é que os corpos foram esmagados com a estrutura. Além disso, os tripulantes também teriam outro cenário negativo: a narcose de nitrogênio.

O QUE É NARCOSE DE NITROGÊNIO?

A narcose de nitrogênio é um efeito que acontece na maioria das vezes com mergulhadores e tem sintomas semelhantes aos da intoxicação alcóolica, como desorientação, euforia e raciocínio.

FIM DO OXIGÊNIO

Caso não fosse encontrado destroços do Titan, a falta do ar respirável, que deveria durar cerca de 96 horas dentro da cabine, também é outro fator que mataria os tripulantes.

IR PARA SOCIAL1

"Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e celebramos a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam.", afirmou a OceanGate em nota, segundo o G1.

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories