COMO É UMA IMPLOSÃO DE UM SUBMARINO? Entenda o que aconteceu com o submarino que foi visitar o TITANIC
Foi confirmada na tarde de quinta-feira (22) a implosão do submarino Titan. A implosão do submersível da empresa OceanGate, segundo as autoridades, ocasionou a morte dos 5 passageiros.
O Titan estava desaparecido desde domingo (18), após viagem ao destroços do navio Titanic no Oceano Atlântico.
"Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo", afirmou a OceanGate em comunicado.
Lançado a 650 km da costa do Canadá, o submersível de turismo deveria percorrer em 2 horas a distância de cerca de 3,8 km da superfície até os destroços do Titanic, afundado em 1912, mas após 1 hora e 45 minutos de trajeto embaixo d'água, perdeu comunicação com o navio de apoio.
PASSAGEIROS DO SUBMARINO TITAN
5 pessoas estavam no veículo marítimo: o especialista no naufrágio do Titanic Paul-Henry Nargeolet; o empresário Hamish Harding (foto); o presidente da Ocean Gate, Stockton Rush; o empresário Shahzada Dawood, e o filho de Shahzada, Suleman Dawood.
O submarino - fabricado com titânio e fibra de carbono - não possuía GPS, e sua comunicação com o navio de controle da viagem era realizada por sistemas e mensagens acústicas e via satélite.
Além disso, o submarino é comandado por um joystick da marca Logitech (foto), uma variedade de controle usada em videogames.
Tecnicamente, tratava-se de um submersível, e não de um submarino, por possuir menor porte e ser utilizado para fins de exploração, além de ter menor autonomia em relação a combustível.
Nas buscas, inicialmente foram captadas "batidas" debaixo d'água na madrugada da quarta-feira (21), em intervalos de 30 minutos, que em tese, poderiam vir do submarino.
Por fim, na quinta-feira (22), foi confirmado que destroços detectados na área próximo ao naufrágio do Titanic de fato pertenciam ao submarino Titan.
Havia várias hipóteses sobre o que teria ocorrido com o submarino, que poderia estar preso no fundo do mar, boiando na superfície ou, implodido - ou seja, colapsado para dentro dele mesmo devido à altíssima pressão das águas.
COMO É UMA IMPLOSÃO DE UM SUBMARINO?
Na profundidade em que o submarino se encontrava, a enorme quantidade de água presente no oceano gera uma grande pressão sobre o casco, com força equivalente a mais de duas toneladas.
COMO É UMA IMPLOSÃO DE UM SUBMARINO?
Com isso, o submarino implodiu, ou seja, colapsou para dentro de si (esmagou a ele mesmo), por conta da grande diferença entre a elevadíssima pressão aplicada em seu exterior e a pressão interna, conforme ilustrado nesse print de um vídeo explicativo.