Saiba como identificar os sinais de alto colesterol no sangue e baixar as taxas em três dias
O colesterol alto é um daqueles inimigos silenciosos da saúde que, quando se manifestam, causam graves complicações. Surpreendentemente, de acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 67% dos brasileiros desconhecem sua própria taxa de colesterol. Ignorar esse importante indicador é um risco, tendo em vista que o colesterol elevado avança sem dar sinais, embora até possa apresentar sintomas em certos casos.
Confira a seguir a forma mais inteligente de evitar os males associados a esse fator de risco e a prevenção.
O colesterol é um composto indispensável para a saúde, graças a sua participação em diversos processos orgânicos. Um deles é o transporte de gordura do fígado para o restante do corpo, evitando o acúmulo nesse órgão. Esse é um dos papéis do chamado "colesterol ruim" ou LDL: é o excesso desse tipo de nas artérias que causa os problemas de saúde a ele associados, principalmente doenças e complicações cardiovasculares.
Já o outro tipo, o HDL, chamado de "colesterol bom", faz o caminho inverso, levando gordura do sangue e artérias para o fígado, onde é eliminada. Não se conhecem problemas de saúde associados a esse colesterol, ainda que existam taxas máximas a serem respeitadas.
Quando o colesterol é considerado muito alto?
As taxas ideais de colesterol podem sofrer variações de um indivíduo para outro. Mas, para pessoas consideradas saudáveis, que não fazem parte do grupo de risco, as taxas consideradas seguras são:
- Colesterol total < 190 mg/dl
- Colesterol HDL >45 mg/dl em mulheres e >40 mg/dl em homens
- Colesterol LDL <115mg/dl.
Tendo em conta que os níveis de colesterol sofrem variações constantes em razão da alimentação e do estilo de vida, é fundamental fazer exames de sangue periódicos, além de exames do coração para efeito de controle.
Colesterol alto em crianças
Filhos de pais com histórico de colesterol elevado muito provavelmente desenvolverão essa condição se não tomarem os devidos cuidados. É o que acontece quando se diagnostica a chamada hipercolesterolemia familiar (HF), em que o colesterol LDL se apresenta em níveis elevados já na infância. Para essas crianças, o risco de doenças cardiovasculares antes dos 50 anos é maior caso não recebam tratamento.
Quais os sintomas de colesterol elevado?
O colesterol alto é um fator de risco silencioso, não apresentando por si só nenhum sintoma, até que chegam as complicações. Por sua vez, o aumento nos níveis de LDL no sangue levam também ao depósito de gordura no fígado, esse sim, um fator de risco sintomático.
Além desse, o inchaço abdominal, a sensibilidade na barriga e os nódulos de gordura na pele são indicativos de colesterol alto.
Como reduzir o colesterol ruim em três dias?
Com exceção da hipercolesterolemia familiar, todo aumento na taxa de colesterol é um problema causado pelos hábitos de cada pessoa. Má alimentação, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool são hábitos a evitar.