INTESTINO PRESO O QUE FAZER: Veja 5 ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO e capazes de ACABAR COM CONSTIPAÇÃO
A constipação, ou INTESTINO PRESO, é um problema muito comum e causa grande desconforto. Conheça aqui 5 ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO.
IMPORTANTE
Somente um profissional de saúde devidamente habilitado pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis nesta matéria possuem apenas caráter educativo.
A constipação caracteriza-se pela dificuldade ou irregularidade de evacuação. Considera-se normal intervalos de até 3 dias sem ir ao banheiro.
Existem várias causas possíveis para o INTESTINO PRESO, que vão desde de doenças intestinais até má alimentação.
Porém, de maneira geral, a causa do INTESTINO PRESO é a combinação de três fatores: baixa ingestão de água, dieta pobre em fibras e sedentarismo.
A alimentação é protagonista para ACABAR COM CONSTIPAÇÃO. Alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis são exemplos de ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO.
Uma dica contra a constipação é comer frutas e verduras com casca e bagaço, quando possível. Além de evitar alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar.
Os 5 Melhores ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO
Veja a seguir uma lista com 5 ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO e ajudam no trânsito intestinal.
1. Ameixa preta
Conhecida contra a constipação, a ameixa possui o ácido di-hidroxifenil isotina na sua composição, além do sorbitol. Esses compostos ajudam a reter água nas fezes, o que facilita a evacuação.
2. Abacate
Fruta rica em fibras solúveis e gorduras boas. Assim, como a ameixa, o abacate ajuda a reter água nas fezes. Dessa forma, é um dos ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO.
3. Mamão
O mamão é um ótimo alimento contra a constipação. Ele é rico em papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e promove a aceleração do trânsito intestinal.
4. Arroz integral
O arroz integral é rico em fibras solúveis. As fibras ajudam na retenção de água nas fezes e na formação do bolo fecal.
5. Castanhas e nozes
Assim como o abacate, as castanhas e nozes são fontes de gorduras boas e auxiliam no trânsito intestinal. O único cuidado é não ultrapassar o limite de 30g/dia.