ALIMENTOS BONS PARA A MEMÓRIA: 5 alimentos bons para combater a PERDA DE MEMÓRIA
Problemas de memória podem ser muito comuns no dia a dia, seja uma dificuldade para lembrar onde um objeto foi guardado ou uma demora para lembrar quais são os afazeres das próximas horas.
A alimentação é algo que pode estimular uma melhora ou piora na qualidade da memória. O consumo de alimentos que possuem colina e antioxidantes, por exemplo, pode melhorar a capacidade de lembrar, e outras substâncias presentes em determinados alimentos também podem ser benéficas.
ALIMENTOS BONS PARA A MEMÓRIA
PEIXES RICOS EM GORDURAS BOAS
Algumas gorduras boas para o organismo, como ômega 3, fazem bem à memória, e podem ser adquiridas pelo corpo pelo consumo de peixes como salmão, truta, atum e sardinha.
ABACATE
O abacate é rico em magnésio, que favorece a transmissão de impulsos nervosos no cérebro. Além disso, a fruta também tem vitamina E e folato, benéficos para os neurotransmissores.
CASTANHAS E NOZES
Oleaginosas são ricas em selênio, elemento que atua na proteção dos neurônios em vitamina E, que é benéfica à saúde do cérebro.
OVOS
Têm colina e também serina, que participa da produção de dopamina, hormônio fundamental para a atenção.
VEGETAIS VERDE-ESCUROS
Vegetais como espinafre e brócolis ajudam na prevenção da oxidação dos neurônios. O ideal é consumir meia xícara por semana.
ALIMENTOS QUE PREJUDICAM A MEMÓRIA
Por outro lado, o mais recomendado é evitar determinados alimentos, que podem piorar a memória por várias razões.
BEBIDAS ALCOÓLICAS EM EXCESSO
O consumo de álcool em excesso pode gerar desidratação e retirar nutrientes como vitamina A e magnésio, atrapalhando o funcionamento do cérebro.
ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Possuem poucos nutrientes e não são benéficos para o desenvolvimento do cérebro, além de possuírem gorduras trans e substâncias como aromatizantes.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de problemas de memória, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.