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Corpos de vítimas deve servir de alimento para fauna marinha, avaliam especialistas.

De acordo com especialistas entrevistados pelo G1, a implosão do submarino Titan no Oceano Atlântico durante uma expedição para explorar os destroços do Titanic, no último dia 18 de junho, resultou no esmagamento e na fragmentação dos corpos das cinco vítimas.

Os restos mortais foram divididos em fragmentos minúsculos, tornando extremamente improvável a sua recuperação no futuro.

Principais motivos

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1. A alta pressão que levou ao esmagamento dos passageiros

À medida que a profundidade no mar aumenta, também aumenta a pressão exercida pela água. Ao mergulharmos apenas dois ou três metros, por exemplo, já podemos sentir os ouvidos "estalarem".

Agora, imagine estar a 4 mil metros de profundidade, como era o caso do submarino. Devido a um provável defeito no casco, o veículo não resistiu e acabou por implodir.

"Tudo foi muito rápido; as vítimas nem sentiram nada. Seria como largar toneladas comprimindo o corpo das pessoas em todas as direções", afirma Thomas Gabriel Clarke, do Laboratório de Metalurgia Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

2. A vida marinha faminta em busca de alimento

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É provável que os peixes, tubarões, crustáceos e vermes se alimentem dos restos mortais que restaram. Esses organismos, que habitam uma profundidade de cerca de 4 mil metros no oceano, geralmente enfrentam dificuldades para encontrar alimento.

"É uma questão da biologia das águas profundas. Longe da superfície, sem a luz necessária para a fotossíntese, os organismos enfrentam privação de alimento. O que cai ali é consumido muito rapidamente", explica Paulo Yukio Gomes Sumida, professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP).

VÍTIMAS DA IMPLOSÃO DO SUBMARINO TITAN

Shahzada e Suleman Dawood, pai e filho.

Paul-Henry Nargeolet era o mais renomado especialista a respeito do Titanic no mundo.

Hamish Harding, bilionário inglês, explorador e turista espacial.

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Stockton Rush, presidente da OceanGate, empresa responsável pelo veículo submersível.

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