6 Sintomas iniciais e sinais de alerta da glicose alta
A glicose alta, ou diabetes, é uma condição perigosa, que está presente na vida de muitos brasileiros.
A diabetes tipo 1 tende a se desenvolver subitamente e pode apresentar sintomas como uma sede anormal e boca seca.
Além da fome frequente, urinar constantemente, urinar na cama, perda de energia, fadiga extrema, perda de peso repentina e visão desfocada.
A diabetes tipo 1 é diagnosticada quando estes sintomas estão presentes num resultado de teste com níveis elevados de glicose no sangue.
Enquanto a diabetes tipo 2 pode causar sede excessiva, urinar excessivamente, fome extrema, visão desfocada e perda de energia.
Além de cicatrização lenta de feridas e infeções recorrentes, fadiga extrema, dormência e formigueiro nas mãos e pés.
Muitas pessoas com diabetes tipo 2 não sabem quanto à sua condição por muito tempo, já que os sintomas não são tão evidentes quanto os da diabetes tipo 1, podendo levar anos até ao diagnóstico.
Como é realizado o diagnóstico da diabetes?
Existem muitos jeitos de diagnosticar diabetes. Os mais comuns são: Teste de hemoglobina (HbA1c), Teste de glicose plasmática em jejum (FPG), Teste oral de tolerância à glicose (OGTT) e Teste aleatório de glicose plasmática (RPG).
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de diabetes, procure um médico para investigação e início de tratamento.