INTERNAÇÕES POR INFARTO AUMENTAM 150% NO BRASIL: Saiba motivo; veja SINTOMAS e como EVITAR o INFARTO

*Com informações da Agência Brasil e Ministério da Saúde.

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) divulgou um levantamento que, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto aumentou no Brasil. A média mensal entre homens teve alta de 158%. Saindo de 5.282 para 13.645.

Entre as mulheres, a média saiu de 1.930 para 4.973, crescimento de 157%. O estudo leva em conta os dados do Sistema de Internação Hospitalar do Datasus, do Ministério da Saúde.

O estudo leva em conta todos os pacientes brasileiros que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), nos hospitais públicos ou nos privados quando tem convênio. Cerca de 75% dos pacientes do país.

IR PARA SOCIAL1

FATORES QUE AUMENTAM AS INTERNAÇÕES POR INFARTO NO BRASIL

O Instituto Nacional de Cardiologia afirma que alguns fatores aumentam os riscos de infarto. "O infarto do miocárdio acontece em populações mais idosas", afirma a diretora geral do INC, Aurora Issa.

"E sabemos também do aumento da prevalência da obesidade na população brasileira", complementa.

Conforme Aurora, o frio também amplia a possibilidade de infarto. Conforme o relatório de pesquisa do INC, os casos são mais frequentes no inverno.

No ano passado, o número de infartos nessa estação (entre junho e setembro) foi 27,8% maior em mulheres e 27,4% maior nos homens, em comparação ao verão.

O infarto do miocárdio acontece em populações mais idosas. E sabemos também do aumento da prevalência da obesidade na população brasileira.

IR PARA SOCIAL1

Entre 2017 e 2021, mais de 7 milhões de pessoas morreram em decorrência das doenças cardiovasculares, a principal causa de morte entre homens e mulheres no Brasil.

SINTOMAS DO INFARTO

O principal sintoma é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito.

direito. Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre tórax.

COMO EVITAR O INFARTO

Segundo o INC, as principais formas de prevenção são a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada.

*Com informações da Agência Brasil e Ministério da Saúde.

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories