SINTOMAS DE CÂNCER DE GARGANTA: Saiba os principais sinais de CÂNCER DE GARGANTA e como identificar a doença
Além de outras áreas do corpo, como intestino e bexiga, o câncer também pode se manifestar na região da cabeça e do pescoço, incluindo áreas como a boca e a garganta.
O tipo mais comum de câncer oral é o carcinoma de células escamosas, ou carcinoma espinocelular, que acomete células que compõe o revestimento da boca e da garganta.
Outros tipos de câncer também podem afetar a área, como o melanoma maligno e o carcinoma verrugoso, porém, sua incidência é mais rara.
O carcinoma que afeta a orofaringe, porção da garganta localizada imediatamente atrás da boca, também pode afetar as amígdalas, o céu da boca, a parte posterior da língua e as paredes da garganta.
O carcinoma que afeta a orofaringe, porção da garganta localizada imediatamente atrás da boca, também pode afetar as amígdalas, o céu da boca, a parte posterior da língua e as paredes da garganta.
40.000 de câncer de cabeça e pescoço, incluindo o de orofaringe, são detectados a cada ano no Brasil.
FATORES DE RISCO DO CÂNCER DE GARGANTA
Os principais fatores de risco para desenvolvimento de câncer de boca e garganta são o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), principalmente por meio de sexo oral.
FATORES DE RISCO DO CÂNCER DE GARGANTA
Outras questões que favorecem o desenvolvimento do câncer de boca e garganta são a realização de radiografias de cabeça e pescoço, higiene bucal inadequada, além de irritações bucais causadas por cáries, dentes quebrados ou outras questões odontológicas.
FATORES DE RISCO DO CÂNCER DE GARGANTA
Além disso, o câncer de boca e garganta é mais comum com o avanço da idade, e também ocorre com mais frequência em homens, que correspondem a três quartos dos casos.
SINTOMAS DO CÂNCER DE GARGANTA
Entre os principais sintomas de câncer de garganta estão: dificuldades de respiração e para engolir; tosse; presença de caroço no pescoço; garganta irritada constantemente; presença de caroço na região no pescoço; rouquidão e mudanças na voz; emagrecimento sem motivo aparente; e sensação de que há alguma coisa na garganta.
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE GARGANTA
As principais medidas de prevenção envolvem evitar o consumo de álcool e o cigarro, além de utilizar preservativo.
DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE GARGANTA
O diagnóstico inclui a avaliação clínica do estado do paciente, e caso haja suspeita, a realização de biópsia, retirada de amostra do tecido do local para análise.
TRATAMENTO DO CÂNCER DE GARGANTA
O tratamento do câncer de garganta varia conforme o estágio da doença e as características do paciente. Cânceres menores costumam ser extraídos por cirurgia, e a depender o parecer médico, pode haver associação de técnicas. Entre as alternativas de imunoterapia quimioterapia e radioterapia.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de câncer de garganta, procure um médico para investigação e início de tratamento.