ALIMENTOS CANCERÍGENOS: 7 alimentos que aumentam a chance de desenvolver CÂNCER
O câncer pode ter diversos fatores de risco, a depender de seus tipos, desde fatores genéticos até hábitos do dia a dia.
Entre os fatores que aumentam o risco de câncer e que não estão ligados a hereditariedade, estão o sedentarismo e o tabagismo, que favorecem o aparecimento do câncer de intestino no organismo.
Além disso, a alimentação também pode ser um fator de risco, já que diversos tipos de alimentos são considerados cancerígenos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
BEBIDAS ALCOÓLICAS
De acordo com a OMS, as bebidas alcoólicas favorecem o desenvolvimento de mais de 200 tipos de doenças e lesões. Diversos tipos de câncer, cirrose hepática e problemas comportamentais estão associados ao consumo de bebidas com álcool.
ASPARTAME (ADOÇANTE)
O aspartame é a variedade de adoçante mais utilizada em refrigerantes, especialmente aqueles do tipo dietético. Essa substância deverá ser declarada cancerígena pela OMS em breve, segundo a agência Reuters. Esse ano, a Organização já desaconselha o uso de adoçantes sem açúcar com objetivo de controle de peso.
CARNE PROCESSADA
Outro fator de risco para o aparecimento do câncer de intestino é o consumo de carnes processados, que deve ser bastante reduzido. Isso inclui alimentos como bacon, salsicha, presunto, linguiça, mortadela e peito de peru.
CARNE VERMELHA
O consumo de carne vermelha é um dos fatores de risco para desenvolvimento de câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon e reto ou câncer colorretal. A recomendação é que o consumo de carne vermelha seja limitado a 500 g semanalmente (700 g de carne crua, equivalente a cerca de 500 com cozimento).
BEBIDAS QUENTES
O consumo de bebidas servidas quentes, com mais de 65ºC, está ligado ao surgimento de câncer de esôfago. É o caso de café, chimarrão e chá, conforme indicam estudos.
FRITURAS
Alimentos fritos em óleo quente também favorecem o desenvolvimento do câncer e podem estar associados ao câncer de língua. Frituras e alimentos preparados em brasa, em geral, favorecem a inflamação do organismo.
VEGETAIS EM CONSERVA
Ainda não há evidências suficientes para concluir que vegetais em conserva são cancerígenos, mas as pesquisas indicam haver associação de picles em conserva a câncer de esôfago, estômago e faringe. Além dos picles, outros vegetais em conserva de água, sal e vinagre também são considerados potencialmente cancerígenos.
De acordo com fontes do Metrópoles, a presença de um alimento na lista de alimentos cancerígenos não significa que ele não possa ser consumido, e sim que é preciso evitá-lo sempre que possível, além de ter hábitos saudáveis de forma geral.
PREVENÇÃO DO CÂNCER
Algumas ações que favorecem a prevenção do câncer são a prática de exercícios por pelo menos 30 minutos ao dia, consumo de alimentos vegetais e manutenção do peso corporal nos níveis normais.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de câncer, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.