SUBMARINO TITAN só ATINGIU PROFUNDIDADE do TITANIC 13 vezes de 90 TENTATIVAS
O submersível TITAN, quem implodiu no mês de junho, só atingiu a profundidade dos destroços do Titanic em cerca de 13 vezes, das 90 tentativas.
A informação foi divulgada pelo portal "Insider"
Essa informação estava no termo de responsabilidade da empresa que os passageiros tiveram que assinar antes de embarcar.
Esse fato revela um outro dado alarmante.
A empresa OceanGate, que chamou o Titan de "experimental" três vezes no documento, pode ter tido uma taxa de sucesso de apenas 14% em seus mergulhos nas profundezas de 3.800 metros em busca do Titanic.
Segundo a Forbes, o primeiro mergulho bem-sucedido ao Titanic foi em 2021.
Informação que não coincide com a do site da OceanGate, que diz que realizou mais de 14 expedições e 200 mergulhos nos oceanos com submersíveis.
Desde a tragédia em 18 de junho, que matou todos os 5 passageiros, problemas do submersível são discutidos.
Questões de segurança já foram levantadas por especialistas ainda em 2018.
E, para estes, o fato de nenhum órgão regulador ter certificado ou aprovado o submarino era uma das maiores preocupações.
A informação de que o Titan foi "construído com materiais que não foram amplamente utilizados para submersíveis tripulados" constava no formulário.
Testes do submarino descobriram que o casco de fibra de carbono "apresentava sinais de fadiga cíclica" em profundidades mais baixas, segundo a GeekWire
A OceanGate teve que cancelar os mergulhos planejados no Titanic em 2018, 2019 e 2020, disse o relatório.
Um representante da OceanGate disse ao Insider que a empresa "não pôde comentar" o caso.