ÓLEOS ESSENCIAIS PARA TRATAR A ANSIEDADE

Como os óleos essenciais podem ajudar uma pessoa ansiosa a combater a ansiedade.

A ansiedade é uma reação temporária e normal do corpo a situações que causam preocupação ou medo, como precisar fazer uma apresentação em público, ter uma entrevista de emprego ou fazer um exame na escola.

No entanto, quando a ansiedade é intensa, surge sem motivo aparente e atrapalha as tarefas diárias, pode indicar um transtorno de ansiedade como o transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico ou fobia.

PROCURE UM PSICÓLOGO

Em caso de ansiedade, especialmente se os sintomas forem frequentes ou intensos, é recomendado consultar o psiquiatra para uma avaliação. Quando indicado, o tratamento da ansiedade pode envolver psicoterapia e o uso de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos.

IR PARA SOCIAL1

Existem hábitos que podem ajudara a controlar a ansiedade, apesar de não serem curas. O uso de óleos essenciais são um exemplo.

Confira sugestões de óleos essenciais e como utilizá-los para controlar a ansiedade, de acordo com o site TuaSaúde.

LAVANDA

Estudos identificaram que o óleo essencial de alfazema, ou lavanda, como também é conhecida, é capaz de reduzir os níveis de cortisol, um hormônio responsável pela sensação de estresse.

BERGAMOTA

A bergamota faz parte da família do cítricos e, por isso, possui um aroma revitalizante que reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, balanceando a atividade nervosa e diminuindo o estresse. Em alguns estudos, a bergamota demonstrou ser capaz de diminuir os níveis de glicocorticoides no organismo, hormônios que são responsáveis pelo aumento da ansiedade e do estresse.

ILANGUE-ILANGUE

O Ilangue-ilangue é uma planta que possui um aroma revitalizante que, além de acalmar e melhorar a disposição, estimula sentimentos de coragem e otimismo. Este óleo essencial, quando utilizado frequentemente também reduz a ação do cortisol no corpo.

IR PARA SOCIAL1

ROSA

O óleo essencial de rosa, geralmente da espécie Rosa damascena, possui propriedades ligeiramente sedativas, ansiolíticas e anti-estresse, de forma que é uma excelente opção para aliviar o estresse e a ansiedade.

COMO USAR OS ÓLEOS

A melhor via para utilização do óleo essencial é a inalação, pois dessa forma as moléculas do óleo conseguem chegar rapidamente até ao cérebro, causando alterações rápidas nas emoções. Para fazer corretamente essa inalação é aconselhado respirar o óleo essencial diretamente do frasco.

Assim, deve-se abrir a tampa, encostar o frasco perto do nariz e inspirar profundamente, depois manter o ar dentro dos pulmões por 2 a 3 segundos e depois liberar novamente o ar. Inicialmente, deve-se fazer 3 inalações seguidas várias vezes ao dia, mas ao longo do tempo deve-se ir aumentando para 5 ou 7 inalações.

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories