DEMÊNCIA: Veja 10 sinais de alerta e entenda como é comportamento de pessoas com demência

A demência é uma síndrome, ou seja, um conjunto de diversos sintomas que pode ter causas variadas, algumas delas desconhecidas. A síndrome caracterizada como demência possui três traços básicos: problemas no comportamento, na memória e nas habilidades.

O QUE CAUSA A DEMÊNCIA?

Vários fatores podem gerar um quadro de demência. Alguns deles são reversíveis, como uso prolongado de medicamentos diuréticos ou para controle da pressão arterial.

O QUE CAUSA A DEMÊNCIA?

Também há uma associação entre demência e várias doenças e quadros, como sífilis, acidente vascular cerebral (AVC), depressão, falta de vitamina B12, hipotireoidismo e doenças degenerativas do sistema nervoso central. A herança genética também favorece o aparecimento da síndrome.

IR PARA SOCIAL1

A demência costuma se apresentar em indivíduos com 65 anos ou mais, mas pessoas mais novas também podem manifestá-la.

O quadro de demência pode ocorrer de várias maneiras, mas a mais comum é a doença de Alzheimer, que corresponde a até 70% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por volta de 1,2 milhão de pessoas são afetadas por demência em algum estágio, com 100 mil novos casos anualmente, segundo o Ministério da Saúde.

COMO É COMPORTAMENTO DE PESSOAS COM DEMÊNCIA?

As manifestações de demência no comportamento variam bastante. Elas podem variar de insônia e esquecimentos simples, até dificuldade em reconhecer a si, administrar a própria vida, tomar banho e se vestir.

SINTOMAS DE DEMÊNCIA

Entre os sinais iniciais do quadro de demência, está a perda da memória de curto prazo, que costumeiramente é o único sinal destacado em uma primeira consulta.

IR PARA SOCIAL1

SINTOMAS DE DEMÊNCIA

Outros sintomas são dificuldade de orientação espacial e temporal, problemas de julgamento de situações, problemas com o vocabulário, posicionamento de objetos em locais inadequados, modificações de humor/comportamento/personalidade e dificuldade para realizar tarefas do lar.

SINAIS DE DEMÊNCIA PRECOCE

De acordo com pesquisa publicada no jornal Times of India, uma baixa pontuação em testes cognitivos pode indicar uma probabilidade 85% maior de desenvolver demência no futuro.

SINAIS DE DEMÊNCIA PRECOCE

O estudo indica que pessoas que ainda vão manifestar o problema futuramente podem começar a apresentar indícios de alteração na memória e nos pensamentos até 18 anos antes do início do quadro. Porém, não há como prever exatamente, por meio dos testes, se alguém terá demência.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA DEMÊNCIA

A demência não tem cura, mas seu avanço pode ser retardado com medicamentos. Algumas mudanças nos hábitos podem ajudar a prevenir o surgimento do quadro, como manter o peso equilibrado, interrupção do tabagismo, além da manutenção de colesterol e pressão arterial em níveis equilibrados, e da prática regular de exercícios físicos.

IMPORTANTE

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de demência, procure um médico para investigação e início de tratamento. Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo. Fontes: Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, Assembleia Legislativa do Estado do Piauí e portal Catraca Livre.

IR PARA SOCIAL1

ALIMENTOS CANCERÍGENOS: 7 alimentos que aumentam a chance de desenvolver CÂNCER

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories