ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SUBMARINO TITAN: 12 avisos foram ignorados pelo CEO da OCEANGATE antes de IMPLOSÃO
A busca pelo submarino Titan chamou a atenção de todo o mundo em junho. A embarcação viajava com cinco tripulantes a caminho dos destroços do navio Titanic
Quatro dias após o desaparecimento, os destroços da embarcação foram encontrados pela Guarda Costeira dos EUA. Segundo o porta-voz da corporação, John Mauger, os escombros encontrados no fundo do oceano eram "consistentes com a implosão do submarino" desaparecido
E, de acordo com a CNN Brasil, Richard Stockton Rush, CEO da OceanGate, teria ignorado uma 12 avisos sobre as garantias de segurança da expedição do submersível Titan, que teve um fim trágico
Confira os avisos ignorados pelo CEO da OceanGate
Carta de aviso
A Sociedade de Tecnologia Marinha escreveu uma carta assinada por mais de 30 especialistas falando de sua "preocupação com o desenvolvimento do Titan e as expedições planejadas" pelo CEO da OceanGate
Setor em risco
Rob McCallum, um ex-consultor, expressou preocupação em relação aos perigos que Rush estava submetendo a si mesmo e aos seus clientes ao buscar lançar um submarino no mar sem os testes, classificações e comprovações necessárias
Em um e-mail, McCallum disse: "Acho que você está potencialmente colocando a si mesmo e a seus clientes em uma dinâmica perigosa. Em sua corrida para [o] Titanic, você está espelhando aquele famoso grito de guerra: ‘Ela é inafundável’"
Funcionários que denunciaram foram demitidos
Anos atrás, dois ex-funcionários da OceanGate Expeditions compartilharam preocupações de segurança similares em relação à espessura do casco do submersível Titan durante o período em que estavam empregados na empresa. Uma declaração de um laboratório de pesquisa parece mostrar informações conflitantes sobre a engenharia e os testes que foram usados no desenvolvimento da embarcação
CEO quebrando de regras
Rush priorizou seu sonho de exploração em alto mar a ponto de não se importar tanto com regulamentações. "Em algum momento, a segurança é puro desperdício", disse Stockton ao jornalista David Pogue em uma entrevista em 2022
Durante um tour pelo Titan com o ator mexicano Alan Estrada, Stockton orgulhosamente mencionou ter "desafiado algumas regras" ao longo de sua carreira. Ele acrescentou: "Acredito que foi o general MacArthur quem disse que somos lembrados pelas regras que quebramos. E eu quebrei algumas regras para alcançar isso, mas sempre com base na lógica e na engenharia sólida."
Ignorou sons preocupantes
Em uma entrevista ao New York Times, Karl Stanley, especialista em submersíveis, revelou que durante uma expedição a bordo do submarino Titan na costa das Bahamas em abril de 2019, ele percebeu algo errado ao ouvir ruídos de estalos que foram se intensificando ao longo das duas horas de mergulho. No dia seguinte, Stanley enviou um e-mail a Rush
Controles de videogames
Ao chegar na oficina de trabalho da OceanGate, o ex-consultor Rob McCallum ficou preocupado com o controle de videogame: "Todos os submarinos do mundo têm controles com fio por um motivo: se a conexão cair, você está em apuros". Naquela época, o Cyclops I, o primeiro submersível da OceanGate, estava operando apenas com Bluetooth
Sistemas elétricos projetados por estagiários
De acordo com um relatório da revista New Yorker, Rush recrutou estudantes da Universidade Estadual de Washington para trabalhar nos sistemas elétricos críticos do submersível. Em fevereiro de 2018, um ex-estagiário declarou ao jornal da universidade: "Todo o sistema elétrico - esse foi o nosso projeto, nós o implementamos e funciona. Estamos prestes a fazer história e todos os nossos sistemas serão usados no Titanic. É uma sensação incrível"
Componentes eletrônicos comprometidos por raios
Em uma entrevista de 2020, Rush admitiu que o Titan foi atingido por raios durante testes em alto mar em 2018, próximo a Marsh Harbour, nas Bahamas. Ele esclareceu que não se tratou de ataques diretos, porém a OceanGate identificou danos nos componentes eletrônicos do submersível. "Na chegada, os componentes eletrônicos do submarino sofreram danos causados por raios que afetaram mais de 70% de seus sistemas internos", disse a empresa em um post posterior no Instagram
Janela poderia não suportar pressão do Atlântico
O ex-funcionário David Lochridge também levantou preocupações sobre a capacidade da janela do Titan de suportar a quantidade de pressã. Ele alegou que a embarcação foi projetada para suportar uma pressão certificada equivalente a 1.300 metros de profundidade, enquanto a OceanGate planejava levar passageiros a uma profundidade de 4.000 metros
Missão suicida, alertou ex-passageiro
Arthur Loibl, o aventureiro alemão que já havia explorado os destroços do Titanic usando o mesmo submersível, falou sobre os problemas enfrentados durante a missão. Ele desceu mais de 12.000 metros até o famoso naufrágio em agosto de 2021 juntamente com Nargeolet e Rush e teve de abandonar o submarino: "Naquela época, era uma missão suicida"
Submarino ficou perdido por 2 horas
Quando o repórter David Pogue foi convidado por Rush para embarcar no Titan, o submersível acabou se perdendo por cerca de duas horas e meia. Sem sinal de GPS debaixo d'água, os submarinos são guiados por mensagens de texto do navio principal. A embarcação perdeu contato com o navio principal e passou duas horas e meia de deriva, e a tripulação teve que pilotar o submersível usando um controle de videogame
Girando em círculos
Durante uma expedição anterior, o submarino Titan perdeu o controle e começou a girar em círculos, resultando em pânico e deixando os passageiros presos por várias horas. Essa situação foi documentada em um programa da BBC em 2022, de acordo com informações divulgadas pelo portal The Mirror