SONO EXCESSIVO E FADIGA: Muito sono e cansaço podem indicar problemas. Descubra qual o tipo de doença que causa muito sono

O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser sinal de doenças.Mesmo após ter uma noite de descanso, várias condições de saúde podem estar associadas a uma sensação de sono excessivo ou sonolência diurna.

Muito sono? Saiba o que pode ser

As 7 principais doenças que causam cansaço e sono excessivo são:

1. Anemia

A falta de ferro no sangue pode causar cansaço, sonolência e desânimo. Nas mulheres esse cansaço se torna ainda maior na época da menstruação, em que as reservas de ferro no organismo diminuem ainda mais.

IR PARA SOCIAL1

2.Apneia do sono:

A apneia do sono é caracterizada pela falta de ar nos pulmões durante o sono, que pode acontecer por breves períodos, várias vezes durante a noite, prejudicando o sono e o descanso do indivíduo.

3.Depressão:

Um dos sintomas típicos da depressão é o cansaço físico e mental frequente, em que o indivíduo fica sem ânimo de realizar suas tarefas diárias e até mesmo de trabalhar.

4.Hipotireoidismo:

O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos em quantidade suficiente. Uma das principais características dessa condição é a fadiga persistente, que pode resultar em sonolência.

5.Diabetes:

A diabetes pode causar cansaço frequente porque nela a glicose do sangue não chega a todas as células Além disso o excesso de açúcar no sangue faz o indivíduo urinar mais, leva ao emagrecimento e diminuição dos músculos.

6.Distúrbio do Ritmo Circadiano:

Distúrbios do ritmo circadiano ocorrem quando o ritmo natural de sono e vigília de uma pessoa está fora de sincronia com o horário socialmente aceito.

IR PARA SOCIAL1

7.Hipersonia Idiopática:

A hipersonia idiopática é um distúrbio em que ocorre sonolência diurna excessiva, mesmo após uma noite de sono adequada. As pessoas com hipersonia idiopática podem ter dificuldade em se manterem acordadas e podem cochilar frequentemente ao longo do dia.

Fatores como privação crônica de sono, estilo de vida sedentário, uso de certos medicamentos ou outros distúrbios do sono não mencionados também podem contribuir para a sonolência excessiva.

Se você estiver enfrentando sonolência excessiva ou suspeitar de algum distúrbio do sono, é recomendado buscar orientação médica.

Um médico especializado em distúrbios do sono poderá realizar uma avaliação detalhada e prescrever o tratamento apropriado com base no diagnóstico correto.

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories