PRESSÃO ALTA: 8 alimentos que devem ser EVITADOS por HIPERTENSOS
O que é "pressão alta"?
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma condição crônica na qual a pressão arterial nas artérias fica elevada de forma não saudável. É uma condição em que o paciente sofre uma sobrecarga no coração, fazendo com que ele tenha que trabalhar mais do que o normal .
Os fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão incluem histórico familiar, idade avançada, excesso de peso ou até mesmo uma alimentação prejudicial.
O que uma pessoa com pressão alta não pode comer?
Se você tem pressão alta, é importante evitar certos alimentos que podem agravar a condição. Aqui estão oito alimentos que devem ser limitados ou evitados:
1.Sal e alimentos ricos em sódio:
O consumo excessivo de sal pode elevar a pressão. Alimentos processados, salgadinhos, embutidos, sopas enlatadas e alimentos pré-preparados, geralmente contêm altos níveis de sódio.
2.Alimentos fritos e gordurosos:
Frituras e alimentos gordurosos podem contribuir para o aumento da pressão arterial. Batatas fritas, alimentos empanados, salgadinhos e fast foods são exemplos de alimentos não recomendados.
3.Doces e açúcares:
O consumo excessivo de açúcar pode levar ao ganho de peso e à obesidade, o que aumenta o risco de pressão alta. Por isso é importante limitar a ingestão de doces, refrigerantes, sucos açucarados e sobremesas açucaradas.
4.Álcool:
Além de diminuir os efeitos dos medicamentos usados para tratar a pressão alta, bebidas alcoólicas contribuem para o aumento da pressão quando são consumidas em excesso, já que a substância enrijece as artérias e prejudica o bombeamento de sangue para os órgãos.
5.Molhos e condimentos industrializados:
Molhos para salada, molhos de soja, ketchup e outros condimentos industrializados podem ser ricos em sódio e açúcar. Opte por fazer seus próprios molhos em casa, utilizando temperos naturais e reduzindo a quantidade de sal.
6.Alimentos enlatados:
sopas, feijão cozido e vegetais em conserva, geralmente contêm altos níveis de sódio como conservantes. Dê preferência a alimentos frescos ou opções de baixo teor de sódio.
7.Embutidos:
Os embutidos são os campeões quando o assunto é sódio camuflado, já que a cura, tempero e métodos de conservação desse tipo de alimento é feito com sal, como bacon, presunto, mortadela e salame.
8.Industrializados ricos em gorduras saturadas e gorduras trans:
As gorduras trans e saturadas devem ser evitadas. A gordura trans, por exemplo, é usada para aumentar o tempo de validade dos produtos, e contribui para o aumento do LDL e diminuição da quantidade de colesterol bom no sangue
Hipertensão é coisa séria!
Cada pessoa pode ter necessidades específicas e consultar um médico ou nutricionista é fundamental para receber orientações personalizadas de acordo com a sua condição e necessidades específicas.