ÓLEO DE RÍCINO: PARA QUE SERVE? Saiba quais são os BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE RÍCINO PARA O CABELO
Extraído da semente da planta Ricinus communis, conhecida como mamoneira, o óleo de rícino pode trazer benefícios importantes para a sua beleza.
O óleo de rícino tem efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, antioxidante e analgésico, como indica a professora de medicina Francine Belineti, em matéria para o UOL.
Além disso, o óleo de rícino é rico nas gorduras boas ômega-3 e ômega-6, e por isso é útil para os cuidados com o cabelo.
ÓLEO DE RÍCINO HIDRATA O CABELO
O óleo de rícino possui efeito hidratante e nutritivo, e ajuda a deixar os folículos capilares mais saudáveis. Além disso, pode ser usado para hidratação dos cabelos.
CONTRAINDICAÇÕES DO ÓLEO DE RÍCINO
O uso de óleo de rícino na pele é contraindicado para pessoas com pele muito oleosa ou com muita acne. Para esse grupo, deve-se evitar aplicação de óleos vegetais em geral.
Ao contrário do que circula popularmente, não há comprovação científica que óleo de rícino favorece o crescimento do cabelo, dos cílios ou das sobrancelhas. No caso de sobrancelhas e cílios, o óleo possui efeito hidratante, mas deve ser aplicado com cautela, para não gerar irritação ocular.
ÓLEO DE RÍCINO HIDRATA A PELE
O óleo de rícino favorece a hidratação e a nutrição da pele. Por ser um óleo vegetal, adentra de modo mais profundo no tecido cutâneo, e por isso, pode ser utilizado em queimaduras de sol, reduzindo a probabilidade de descamação do local.
COMO USAR ÓLEO DE RÍCINO PARA O CABELO?
Uma dica é acrescentar óleo de rícino a uma máscara de hidratação de sua preferência e deixar agir por 30 minutos, enxaguando bem logo depois.
ÓLEO DE RÍCINO HIDRATA A PELE
A hidratação fornecida pelo óleo de rícino também pode colaborar com o combate às estrias vermelhas, de surgimento mais recente. Porém, seu efeito não é tão potente, e o ideal é aliar o uso do óleo a outros tratamentos.
ÓLEO DE RÍCINO TEM FUNÇÃO LAXANTE
Além dos benefícios para pele e cabelos, o óleo de rícino também pode ser usado como laxante, para aliviar, a curto prazo, casos de prisão de ventre. O efeito ocorre de 1 a 3 horas após a ingestão, que deve ser feita apenas caso haja indicação médica.
EFEITOS COLATERAIS DO ÓLEO DE RÍCINO
Além disso, sua utilização como laxante pode gerar efeitos colaterais como vômito, náusea, cólicas, diarreia e dor no abdômen.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema de saúde, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para orientações personalizadas sobre cuidados para pele ou cabelo, consulte um dermatologista.