DEMÊNCIA OU ALZHEIMER?

Entenda diferença e como você pode ajudar idosos ao seu redor, como pais ou avós >>>

O que é demência?

Demência é um termo utilizado para descrever um conjunto de sintomas que afetam a função cerebral, resultando em declínio progressivo e crônico das habilidades cognitivas, como memória, pensamento, raciocínio, linguagem e habilidades sociais.

Alzheimer é um tipo de demência

A demência não é uma doença específica, mas sim um quadro clínico que pode ser causado por diversas doenças e condições subjacentes. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, responsável por cerca de 60 a 80% dos casos.

O QUE É O MAL DE ALZHEIMER?

A doença de Alzheimer é uma forma comum de demência. Caracteriza-se por um declínio progressivo das habilidades cognitivas. Os sintomas incluem perda de memória, confusão e alterações comportamentais. É uma condição neurodegenerativa que afeta principalmente idosos.

IR PARA SOCIAL1

Outras causas comuns de demência incluem demência vascular (causada por problemas de circulação cerebral), demência por corpos de Lewy (acúmulo anormal de proteínas no cérebro) e demência frontotemporal (que afeta principalmente as áreas frontal e temporal do cérebro).

Segundo o Governo do Brasil, o Alzheimer acomete 11,5% da população idosa do país.

No total, há mais de 150 tipos de demência, de acordo com a literatura médica. O Alzheimer é um deles.

"O problema se dá sempre que a rotina da pessoa é comprometida por uma alteração nas funções cognitivas, como comunicação, linguagem, orientação espacial, capacidade de planejamento motor ou de processar informações sensoriais," explica o neurologista Custódio Michailowsky, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, em entrevista ao UOL.

"O que está por trás desse transtorno é uma perda real e irrecuperável de células nervosas --neurônios e massa encefálica. É uma mudança mais rápida e precoce do que a que acontece no processo de envelhecimento natural, onde há uma perda discreta," contou Carlos Penatti, neurologista do Fleury Medicina e Saúde, em São Paulo, também ao UOL.

IR PARA SOCIAL1

É importante que a família leve o idoso a um médico. Especialistas nestes casos são: geriatras e neurologistas. Em alguns casos, psiquiatras também podem contribuir no tratamento. A seguir, confira alguns sintomas de demência.

SINTOMAS DE DEMÊNCIA

Problemas de memória: Dificuldade em lembrar informações recentes, esquecer eventos importantes ou repetir as mesmas perguntas.

Dificuldades de raciocínio e pensamento: Dificuldade em resolver problemas, planejar e executar tarefas complexas, dificuldade em seguir instruções ou compreender conceitos abstratos.

Confusão e desorientação: Perder-se em ambientes familiares, ter dificuldade em encontrar palavras adequadas para se expressar ou ficar desorientado no tempo e espaço. Mudanças de humor, dificuldades na linguagem e em realização de tares simples do dia a dia também são sinais de demência.

Reforçamos: esses stories não substituem a consulta com o médico. Procure um médico em caso de sintomas de demência.

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories