6 ALIMENTOS PARA O CÉREBRO: Conheça os MELHORES alimentos para AUMENTAR e MELHORAR a capacidade cerebral
O nosso cérebro é responsável pela capacidade de pensamento, dos movimentos, da linguagem, do julgamentom da percepção e de muitas outras funções essenciais para nosso corpo.
As ações voluntárias do cérebro nos permite ter vontade própria e a realizar atividades simples do dia a dia como comer, falar, brincar, mexer o dedod do pé ou das mãos e muitas outras funções.
Algumas doenças neurodegenerativas podem afetar algumas capacidades do cérebro, causando até a perda de memória precoce.
Alguns alimentos ajudam a manter a saúde do cérebro e a reduzir os riscos de doenças neurodegenerativas e a perda de memória precoce.
Quais são os alimentos bons para o cérebro?
De acordo com alguns especialistas existem alguns alimentos que são considerados os melhores alimentos para aumentar a saúde cerebral. Veja a seguir;
1. Folhas verdes
A couve, o alfacete, o açafrão e outras folhas verdes são ricas em vitamina E, carotenoides e flavoneides, que são nutrientes essenciais para manter a saúde cerebral.
2. Abacate
De acordo com especialistas, os abacates possuem alta concentração de magésio, um mineral super importante para o funcionamento do cérebro.
3. Nozes
As nozes fazem parte dos alimentos oleaoginosos, apresentando propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, possui gorduras e óleos saudáveis para que o cérebro funcione bem.
4. Alimentos fermentados
Os alimentos fermentados que combinam leites e vegetais, são essenciais para o bom funcionamento do cérebro.
5. Especiarias
As especiais como o açafrão por exemplo, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que são benéficos para saúde do cérebro.
6. Chocolate amargo
O chocolate amargo (no minímo 70% cacau) é uma excelente fonte de ferro e ajuda a revestir e proteger os neurônios.
É importante destacar que este conteúdo possui caráter educativo e informativo, não substituindo um diagnóstico realizado por um médico. Antes de incluir alimentos na sua dieta, sempre procure um nutricionista.
Fonte: Fio Cruz e Catraca Livre.