TRIPTOFANO: PARA QUE SERVE? Descubra 8 benefícios do triptofano e como produzir MELATONINA com triptofano
O aminoácido triptofano não é uma substância muito conhecida popularmente, mas a verdade é que ele possui funções bastante relevantes para o organismo.
Na produção de serotonina, neurotransmissor que está ligada ao bem-estar e ao humor, o cérebro utiliza triptofano e vitamina B3. Isso, pois o triptofano é uma das substâncias que compõem a serotonina, conhecida como o "hormônio da felicidade".
O triptofano não é produzido pelo corpo humano, e, portanto, esse aminoácido deve ser adquirido pela alimentação. Indivíduos com no mínimo 19 anos devem consumir pelo menos 5 mg de triptofano diariamente.
ALIMENTOS QUE POSSUEM TRIPTOFANO
Alguns exemplos de alimentos que possuem triptofano são: ovo cozido; atum em lata; peito de frango; abacate; carne de panela; feijão-carioca; chocolate meio amargo e leite (integral ou desnatado).
ALIMENTOS RICOS EM TRIPTOFANO
Algumas sementes, consumidas em sua forma torrada, também fornecem triptofano ao organismo. É o caso de amendoim, soja, semente de girassol e semente de abóbora.
TRIPTOFANO AJUDA A PROMOVER O SONO
Além de promover o bem-estar, o triptofano também participa da produção da melatonina, hormônio que favorece o sono. Com isso, determinados alimentos ricos em triptofano, como o leite, favorecem a regulação do sono.
Porém, determinados alimentos ricos em triptofano, como chocolate, devem ser evitados, por poderem conter outras substâncias que prejudicam o sono. É o caso do chocolate, que possui fenilefrina e cafeína.
BENEFÍCIOS DO TRIPTOFANO
O triptofano possui ainda outros benefícios: ajuda a controlar a ansiedade, combater a depressão e melhorar a qualidade da memória, reduzindo, também o estresse.
BENEFÍCIOS DO TRIPTOFANO
A ciência também aponta que o triptofano favorece o emagrecimento, e atua na formação e manutenção da massa muscular.
COMO TOMAR TRIPTOFANO?
Além da alimentação, o triptofano também pode ser adquirido por meio de cápsulas de suplementos, como o L-triptofano. Seu consumo deve ser realizado apenas sob indicação médica.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema no sono, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.