DOENÇAS QUE A CÚRCUMA "CURA": doenças que a CÚCURMA ajuda no combate e os BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma raiz muito semelhante ao gengibre, com sabor amargo e aroma agradável. O seu uso na cozinha é muito versátil, uma vez que suas características servem para adicionar cor, sabor e aromas.
Nativa da Índia, essa raiz não é usada apenas para preparar pratos deliciosos: ela tem múltiplos usos para a saúde! Por isso, ela está dentro da classe de alimentos que servem como medicamentos naturais por ter vitaminas e nutrientes importantes para o corpo, incluindo vitaminas C, E e K, proteínas, sódio, magnésio, cálcio.
Para que tipo de doença serve a cúrcuma?
Embora a cúrcuma possui propriedades medicinais, não existe uma "cura milagrosa" para doenças específicas.O composto curcumina encontrado nela, demonstrou ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e potencialmente benéficas para a saúde em estudos pré-clínicos e em modelos animais.
A cúrcuma tem sido estudada por seus possíveis efeitos terapêuticos em doenças como:
1. Síndrome do intestino irritável (SII):
A curcumina tem sido estudada em relação a vários distúrbios digestivos, incluindo síndrome do intestino irritável (SII). Ela pode ajudar a reduzir a inflamação e os sintomas associados a essas condições, como dor abdominal e diarreia.
2.Artrite:
A cúrcuma contém um composto chamado curcumina, que possui propriedades anti-inflamatórias. Acredita-se que a curcumina possa ajudar a reduzir a inflamação crônica no corpo, que está associada a várias condições, como a artrite.
3. Aterosclerose:
A curcumina encontrada na cúrcuma pode ter efeitos benéficos no coração e no sistema cardiovascular, podendo ajudar a melhorar os níveis de lipídios no sangue e diminuindo o risco de doenças cardíacas, como aterosclerose.
4.Alzheimer:
Pesquisas preliminares sugerem que a curcumina pode ter efeitos protetores no cérebro e ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer
Lembre-se:
A cúrcuma e seus componentes ativos não devem substituir o tratamento médico convencional. Sempre consulte um profissional de saúde antes de usar a cúrcuma como parte de um plano de tratamento