SINTOMAS DE DEMÊNCIA: Qual a diferença entre demência e ALZHEIMER? Saiba como é o comportamento de pessoas com demência
O QUE É DEMÊNCIA?
A demência é considerada uma síndrome (conjunto de diversos sintomas que pode ser ocasionado por diversos fatores). A síndrome se caracteriza por problemas na cognição, com três traços básicos: problemas no comportamento, na memória e nas habilidades.
CAUSAS DA DEMÊNCIA
Diversos fatores podem causar um quadro de demência. Alguns deles são reversíveis, como uso prolongado de medicamentos diuréticos ou para controle da pressão arterial.
A demência costuma se manifestar em pessoas com 65 anos ou mais, porém, pessoas mais novas também podem apresentá-la.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE DEMÊNCIA E ALZHEIMER?
A doença de Alzheimer é um dos tipos de manifestação da demência, sendo, inclusive, a mais comum, ao corresponder a até 70% dos casos de demência, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Aproximadamente 1,2 milhão de indivíduos são afetados por demência em algum estágio, com 100 mil novos casos anualmente, segundo o Ministério da Saúde.
COMO É COMPORTAMENTO DE PESSOAS COM DEMÊNCIA?
O modo como a demência se apresenta no comportamento pode variar bastante. As manifestações podem variar de insônia e esquecimentos simples, até dificuldade em reconhecer a si, administrar a própria vida, tomar banho e se vestir.
SINTOMAS DE DEMÊNCIA
Entre os sinais iniciais do quadro de demência, está a perda da memória de curto prazo, que costumeiramente é o único sinal destacado em uma primeira consulta.
SINTOMAS DE DEMÊNCIA
Outros sintomas são dificuldade de orientação espacial e temporal, problemas com o vocabulário, problemas de julgamento de situações, posicionamento de objetos em locais inadequados, modificações de humor/comportamento/personalidade e dificuldade para realizar tarefas do lar.
SINAIS DE DEMÊNCIA PRECOCE
Segundo pesquisa publicada no jornal Times of India, uma baixa pontuação em testes cognitivos pode indicar uma probabilidade 85% maior de desenvolver demência no futuro.
SINAIS DE DEMÊNCIA PRECOCE
O estudo indica que pessoas que ainda vão manifestar o problema futuramente podem começar a apresentar indícios de alteração na memória e nos pensamentos até 18 anos antes do início do quadro. Porém, não há como prever exatamente, por meio dos testes, se alguém terá demência.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO DA DEMÊNCIA
A demência não tem cura, mas seu avanço pode ser retardado com medicamentos. Algumas mudanças nos hábitos podem ajudar a prevenir o surgimento do quadro, como manter o peso equilibrado, interrupção do tabagismo, além da manutenção de colesterol e pressão arterial em níveis equilibrados, e da prática regular de exercícios físicos.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de demência, procure um médico para investigação e início de tratamento. Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.
FONTES
Fontes: Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, Drauzio Varella, Assembleia Legislativa do Estado do Piauí e portal Catraca Livre.