DOENÇAS QUE O ALECRIM ''CURA'': para que serve o chá de alecrim? Conheça os benefícios do alecrim
O chá de alecrim tornou-se um aliado de muitas pessoas que buscam por melhorias no organismo.
O chá de alecrim é rico em polifenóis, como ácidos fenólicos, flavonóides e terpenos fenólicos. Mas é necessário usar a parte correta da erva para obter seus benefícios.
Mas, é preciso ter cuidado, pois existem muitos estudos em animais e raros estudos em humanos envolvendo o alimento.
Benefícios e para que serve o chá de alecrim
O chá é ótimo para a digestão, melhorando alguns sintomas gastrointestinais, principalmente ligados à digestão.
A perda de peso é resultado de uma série de fatores, como cuidado com alimentação e prática de atividades físicos. Assim, o alecrim ajuda na perda de peso.
Devido à ação antioxidante, antifúngica e antibacteriana, ao longo da história o alecrim vem sendo usado na conservação de alimentos.
Estudos preliminares apontam que os compostos bioativos do alecrim podem sim ajudar o sistema nervoso central, influenciando no estresse e até ajudando a memória, diminuindo a ansiedade e tendo um efeito neuroprotetor: mas tudo isso em animais.
A Farmacopeia Brasileira cita que o uso do alecrim à noite, antes de dormir, pode alterar o sono. Assim, a utilização para essa finalidade deve ser indicada individualmente e acompanhada pelo nutricionista especialista em fitoterapia.
Gestantes e lactantes não têm indicação para o consumo do chá de alecrim, mas muito mais pela falta de evidências quanto à toxicidade e segurança.
Em crianças e pessoas com pressão alta ou diabetes, o alecrim também acaba sendo contraindicado.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.