SINTOMAS DE CÂNCER DE BOCA: Conheça SINAIS e SINTOMAS de CÂNCER DE BOCA e saiba COMO TRATAR

O câncer de boca é o câncer que atinge os lábios e o interior da cavidade oral.

Dentro da boca precisam ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua.

O câncer do lábio é mais habitual em pessoas brancas e acontece com mais frequência no lábio inferior.

A estimativa de novos casos de câncer de boca somente em 2018, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), dão conta de que foram 14,7 mil,

IR PARA SOCIAL1

sendo 11,2 mil em homens e 3,5 mil em mulheres. O câncer de boca afeta mais os homens com idade acima dos 40 anos.

E também, em menor proporção um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não alcóolicos, correm risco de desenvolvimento da doença.

Pesquisas têm procurado respostas na biologia-molecular para a incidência neste grupo. No entanto, ainda não há resposta sobre o assunto.

É uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada prioridade à promoção à saúde, e ao diagnóstico precoce.

SINTOMAS DE CÃNCER DE BOCA:

Os principais sinais e sintomas de câncer de boca que devem ser observados são: manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca),

IR PARA SOCIAL1

mucosa jugal (bochecha);rouquidão persistente; lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; nódulos (caroços) no pescoço.

Em casos mais graves, os sintomas de câncer de boca podem incluir: dificuldade na fala; sensação de que há algo preso na garganta e dificuldade de mastigação e de engolir.

COMO PREVENIR CÂNCER DE BOCA?

A prevenção ao câncer de boca se dá através de: abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral.

COMO TRATAR CÂNCER DE BOCA?

Se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria dos casos desse tipo de câncer tem cura. O tratamento se dá por cirurgia oncológica e/ou radioterapia.

Por isso, ao menor sinal, um médico precisa ser consultado. *Esta matéria não substitui um diagnóstico médico nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. *Fonte: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-boca

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories