POR QUE DEVO COMER AVEIA?
Benefícios do consumo da aveia para sua saúde e como incluir na dieta.
A aveia é um cereal rico em fibras e avenantramida, um composto fenólico com ação antioxidante que combate o excesso de radicais livres no organismo.
Esse cereal pode ser encontrado na forma de flocos, farinha e farelo de aveia, que possuem uma pequena variação principalmente na quantidade de fibras.
Ajuda a emagrecer
A aveia ajuda a emagrecer, porque é rica em fibras que diminuem o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade e diminuindo o consumo de alimentos ao longo do dia.
Controla a pressão arterial
A aveia tem ótimas quantidades de avenantramida, um antioxidante que aumenta a produção de óxido nítrico no organismo, uma substância que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação de sangue e ajudando a controlar a pressão arterial.
Controla os níveis de glicose no sangue
Por ser rica em fibras, a aveia diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando, assim, a resistência à insulina e diabetes.
Fortalece o sistema imunológico
A aveia é rica em zinco, um mineral com potente ação antioxidante e anti-inflamatória, que participa no desenvolvimento e manutenção das células do sistema imunológico, participando da cicatrização de feridas e ajudando a diminuir o tempo de gripes e resfriados.
Melhora o sono e humor
A aveia é rica em magnésio, um mineral importante para a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a aumentar a felicidade e melhorar o humor.
Mantém o bom funcionamento do intestino
A aveia ajuda a manter o bom funcionamento do intestino, porque é rica em fibras insolúveis, um tipo de fibra que estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a eliminação das fezes e combatendo, assim, a prisão de ventre.
COMO CONSUMIR
A quantidade recomendada de aveia por dia é de 2 colheres de sopa, que pode ser adicionada a frutas, sucos e iogurtes ou usada no preparo de biscoitos, sopas, caldos, tortas, bolos, pães e massas.