MARTA VIEIRA DA SILVA, JOGADORA DA SELEÇÃO FEMININA
Aos 37 anos, Marta está na Austrália para a disputa da sexta e última Copa do Mundo da carreira. Ninguém fez mais gols pela seleção brasileira do que ela, conhecida como Rainha do Futebol.
Mas, o título no reinado não é o suficiente para que uma das mais admiradas atletas de todos os tempos seja comparado ao futebol masculino. O salário por temporada de Marta gira em torno de 400 mil dólares, menos de 1% do salário de Neymar.
Esse valor é significativo, de fato, mas está aquém do que se espera para uma majestade, que conquistou duas medalhas olímpicas, uma Prata na Copa do Mundo de 2007 e dois Jogos Pan-Americanos. Além de ter sido melhor do mundo cinco vezes.
NEYMAR DA SILVA JÚNIOR
Por outro lado, apesar da habilidade indiscutível, Neymar ostenta um salário impressionante de 50 milhões de euros por temporada para jogar pelo Paris Saint-Germain, da França, segundo a Forbes.
A disparidade entre Neymar e Marta reflete o abismo que ainda existe no mundo do futebol quando se trata de remuneração entre gêneros.
Embora o futebol feminino tenha conquistado avanços significativos nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para alcançar a igualdade de oportunidades e reconhecimento que as jogadoras merecem.
COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO
Marta está na Austrália para a disputa da Copa do Mundo 2023, em busca do título inédito para a seleção Brasileira.
O Brasil estreia no Mundial nesta segunda-feira (24), diante do Panamá. A partida começa às 8h (de Brasília).
A Camisa 10 da seleção vive um romance há dois anos com a zagueira Carrie Lawance.
Marta e Carrie Lawrence, atuam juntas no Orlando. O relacionamento das duas tem cerca de dois anos.